Redator freelancer: 4 dicas para alavancar a sua produtividade

Redator freelancer: 4 dicas para alavancar a sua produtividade

Quando alguém deixa o mundo corporativo para ser autônomo, está em busca de maior qualidade de vida, tendo a liberdade e flexibilidade para estabelecer sua rotina de trabalho. No entanto, para um redator freelancer, o tempo realmente é dinheiro.

Quando você está executando um trabalho solo, quanto mais você puder escrever em um dia, mais você poderá ganhar. A arte de fazer mais em menos tempo pode ser o diferencial para que sua vida autônoma prospere por muito tempo.

Ser um redator freelancer requer uma dose extra de força de vontade e dedicação, mas tudo isso pode ir por água abaixo se você não tiver foco, pois garantir uma boa produtividade é a chave para o sucesso. A tentação de dar uma simples olhada nas redes sociais pode roubar facilmente algumas horas preciosas de seu trabalho.

Se você está sendo vítima das várias distrações ao seu redor, talvez esteja precisando corrigir alguns erros comuns de qualquer freelancer iniciante. E é sobre isso que trataremos neste post. Descubra, a seguir, como melhorar sua produtividade e começar sua nova carreira com o pé direito. Acompanhe!

1. Planejamento e gestão do tempo

Qualquer redator freelancer mais experiente vai dizer que você não pode simplesmente trabalhar quando sentir vontade. Isso não quer dizer, claro, que você precisa necessariamente começar a trabalhar pontualmente todos os dias às 7 horas da manhã. No entanto, é fundamental ter um bom planejamento e programar sua rotina de trabalho de forma eficiente.

Você precisa definir horários específicos para trabalhar e estipular os prazos para terminar cada tarefa. O volume de trabalho também deve acompanhar seu ritmo de produção e horários disponíveis.

Se você não aprender a administrar o seu tempo, as tarefas irão acumular, causando atrasos na entrega dos jobs e a perda de clientes. Em pouco tempo, o estresse e a fadiga gerada poderão fazer você desistir de ser redator freelancer.

2. Uso de aplicativos

A tecnologia pode e deve ser usada por quem embarcou em uma carreira de redator freelancer. Com a ajuda de aplicativos, você pode economizar horas preciosas em sua agenda e otimizar seu fluxo de trabalho, para que você aumente sua produtividade.

Hoje em dia, a internet está cheia de apps projetados para beneficiar a vida dos freelancers. Mesmo que boa parte desses aplicativos te prometem Deus e o mundo, nem todos eles oferecem o que o setor de marketing deles dizem.

Como freelancer, o tempo é o item mais precioso do seu trabalho, então, quando você investir o tempo (e até mesmo o dinheiro) para baixar um aplicativo que parece promissor, você precisa ter certeza de que ele realmente irá atender suas expectativas.

Para ajudá-lo nisso, elaboramos outro artigo com ótimas sugestões de apps, não deixe de conferir – e de economizar seu tempo na busca pelas melhores opções!

3. Espaço adequado para trabalho

Se você tem espaço para criar um escritório em casa em um cômodo reservado, isso é ótimo. No entanto, se você não tiver essa sorte, você precisa encontrar uma maneira de separar seu local de trabalho de uma área onde você descansa e passa tempo com seus amigos e familiares.

A cama, definitivamente, não é um bom local para trabalho! Fazendo isso, o limiar entre trabalho e descanso pode ficar desfocado, dificultando que você descanse o suficiente, mesmo no seu tempo livre.

Se você está começando no seu quarto, é possível criar uma zona de trabalho. Às vezes, você pode fazê-lo com a ajuda de móveis ou usar uma luz diferenciada em diferentes áreas, pintar essa parte do quarto de forma distinta, ou tornar seu local de trabalho mais comercial, deixando o resto do cômodo aconchegante.

Caso trabalhar em casa não seja uma opção, pense na possibilidade de trabalhar em uma biblioteca, cafeteria, espaço de coworking ou qualquer outro espaço adequado que disponibilize internet.

4. Evitando os “ladrões de tempo”

Quando você começa a trabalhar, é hora de se concentrar. Por isso, desligue-se de todos os “ladrões de tempo”. Isso inclui deixar o telefone em modo “não perturbe”, esquecer dos emails que estão chegando em sua caixa de entrada, das notificações das redes sociais, dos portais de notícias, entre outros.

Caso a tentação seja grande, existem aplicativos, tanto para PCs quanto para celulares, que bloqueiam o uso dessas distrações, melhorando seu foco no trabalho. Pode parecer exagero, mas conforme um estudo da Universidade de Utah, somente 2,5% dos profissionais em todo o planeta são mais produtivos se fizerem mais de uma atividade ao mesmo tempo. Portanto, para o redator freelancer garantir sua produtividade é preciso foco em sua atividade-fim.

Quando você se desvia dessas distrações, você entra em uma zona de produtividade constante, melhorando a qualidade do seu trabalho, aumentando sua carteira de clientes e, consequentemente, seus ganhos.

E então, pronto para colocar essas dicas em prática? Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiência como redator freelancer? Deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

 

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