O e-mail marketing é um elemento estratégico essencial para o seu planejamento de marketing digital. Com uma taxa de retorno de investimento alta – de em média, 122% –, quatro vezes maior do que outros formatos de marketing (incluindo mídias sociais), o e-mail marketing garante que sua estratégia de comunicação atinja de forma diferenciada e certeira o seu público.

No post de hoje, conheça outros 5 motivos para sua empresa usar e-mail marketing, confira!

1. Base instalada massiva

Uma ação de e-mail marketing é garantia de atingir uma grande porcentagem de seu público de maneira personalizada. Só o Gmail, um dos provedores mais populares de e-mail, conta com 1 bilhão de usuários ativos todo mês.

Ou seja, mesmo se não considerarmos Hotmail, Yahoo e os demais serviços, o e-mail ainda é um formato constantemente acessado pelo público e conta com uma grande base diária ativa, permitindo destaque para sua ação.

2. Possibilidade de segmentação e direcionamento do público

O e-mail marketing não precisa (e nem deve) se basear somente em ações direcionadas para toda sua lista de e-mail. A segmentação de suas campanhas digitais através do e-mail marketing pode ser organizada e automatizada com ferramentas de disparo de e-mail marketing como o Mail Chimp.

Aliado a isso, com o e-mail marketing é possível segmentar os assuntos de sua campanha com base em seus interesses por meio de técnicas de Inbound Marketing, como a conversão de leads em landing pages.

3. Fortalece a relação entre a empresa e o consumidor

Geralmente quando pensamos em uma campanha de e-mail marketing, nos limitamos a ações promocionais pontuais. No entanto, o e-mail marketing é também uma forma de fortalecer a relação entre sua empresa e seu público.

Como já comentamos, a segmentação com base em interesses é uma possibilidade do e-mail marketing, o que permite que conteúdo relevante seja oferecido diretamente e consistentemente para seu público.

É sempre importante lembrar de que e-mail marketing não é spam, portanto para que ele seja fortalecido é necessário a utilização de uma landing page ou call-to-action que convença seu potencial cliente a se cadastrar a lista de e-mails de sua empresa.

4. Impulsiona as vendas da sua empresa

As ações de e-mail marketing, por terem uma gigantesca média de taxa de ROI, têm um grande poder em potencial para impulsionar as vendas de sua empresa, se bem implementadas.

Por estabelecer um contato direto com o cliente, porém, ao mesmo tempo, perfeitamente segmentado e personalizado, o e-mail marketing é um formato poderoso para a geração de vendas de sua empresa, especialmente quando sustentado por uma estratégia de marketing digital que torne suas ações parte do processo de venda.

Inclusive, é importante um monitoramento constante de métricas úteis para melhor previsão de vendas feitas por sua estratégia de e-mail marketing, como a taxa de abertura do e-mail e a demonstração de interesse do público pelo conteúdo (ofertas que receberam mais clique em relação à taxa de abertura, acessos ao site, etc.).

5. Canal de relacionamento recorrente

Com o e-mail marketing bem estruturado, sua empresa passa a ter listas e registros de todas as campanhas e interações realizadas. Com isso, tem-se no e-mail marketing um canal de relacionamento recorrente com o cliente, permitindo tanto ações de automatização de acordo com ações do cliente com o seu site e conteúdo (enviar um e-mail de boas-vindas quando ele se cadastrar em uma newsletter, por exemplo) quanto conteúdos segmentados direcionados especialmente para o perfil que sua empresa busca atingir.

E a sua empresa, já se convenceu a utilizar o e-mail marketing em suas estratégias e campanhas? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

Deixe uma resposta

Fechar Menu