5 passos fundamentais para criar uma estratégia de automação de marketing

5 passos fundamentais para criar uma estratégia de automação de marketing

Garantir a eficiência de seus canais é imprescindível para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Para fazer com que isso aconteça de forma escalável, porém, é preciso investir em automação de marketing. Mas para isso não basta apenas contratar a ferramenta, é preciso saber como alinhar as funcionalidades com seus objetivos de marketing.

A automação de marketing foi um passo natural do mercado. Afinal, técnicas de Inbound Marketing e Marketing Digital lidam com um tráfego que cresce em uma velocidade cada vez maior. Por isso, canais online precisam ser otimizados de uma forma que não comprometa o core das produções de sua equipe.

Dominar a automação de marketing significa nutrir e direcionar leads de forma muito mais eficiente. Além disso, o investimento em automação de marketing pode facilitar o seu trabalho com os diferentes públicos de sua empresa – isto é, suas personas.

Para ajudá-lo nisso, confira, a seguir, 5 passos fundamentais para criar uma estratégia de automação de marketing que gere resultados para a sua empresa. Acompanhe!

1. Estabeleça métricas de desempenho

Sua estratégia de automação de marketing, quando bem implementada, permite um acompanhamento mais preciso de métricas de desempenho. A possibilidade de verificar resultados de forma constante e responder de forma ágil é parte de uma boa estratégia de automação de marketing.

Métricas são resultados de um trabalho eficiente das ferramentas de automação. Utilize essas métricas para otimizar e destacar abordagens de vendas e qualificação de seus leads.

2. Escolha a ferramenta de automação e marketing ideal

De acordo com seus objetivos e o escopo de seus projetos, sua estratégia de automação de marketing pode exigir ferramentas distintas. É importante saber adotar a ferramenta que não só realize o processo, mas também otimize a produção e o tempo investidos.

Os critérios para escolha da ferramenta ideal podem ser vários. As opções vão desde soluções já integradas a serviços de email marketing como o MailChimp até softwares mais robustos como o RD Station. Procure sempre uma ferramenta focada nas necessidades e nos gargalos de seu negócio e que possam oferecer o melhor custo-benefício.

3. Treine sua equipe para a boa implementação da ferramenta

Toda implementação de um novo sistema em uma empresa exige um alinhamento. Para que sua estratégia de automação de marketing alcance sucesso, é preciso que sua equipe saiba utilizar a ferramenta da melhor forma. Ações como um treinamento apresentando as funcionalidades do software, além de cenários oportunos para conversão, são bem-vindos.

4. Organize os fluxos de nutrição de leads

O foco no contato entre sua equipe de venda e o lead é vital no atendimento. Por isso, uma boa estratégia de automação de marketing deve permitir um bom fluxo de nutrição desses leads. Definir esse fluxo torna-se muito mais fácil em uma estratégia de automação de marketing. Afinal, a migração dos leads na jornada de compra torna-se automática.

5. Trabalhe com uma abordagem ágil em sua estratégia de automação de marketing

A estratégia de automação de marketing plena aborda o tráfego, sua otimização, segmentação de público e o crescimento escalável do processo. Fazer com que sua equipe de vendas possa identificar os leads mais qualificados e maduros dessa jornada é essencial.

Trabalhar uma abordagem a partir do monitoramento é fundamental para que sua estratégia de automação e marketing gere resultados. Ao clicar em um email, é possível que seu lead tenha criado interesse, mas não completado a ação desejada. Nesse caso, é possível distribuir os leads mais propensos a converterem para um grupo já pronto para abordá-los, por exemplo.

Já em relação a leads prontos, isto é, que passaram por toda a jornada necessária, a velocidade é importante. De acordo com dados, a abordagem ainda no primeiro minuto depois da conversão aumenta a chance de obter um cliente em até 400%. Aproveite suas ferramentas para garantir a melhor entrega.

Ainda tem dúvidas sobre como criar uma estratégia de automação de marketing eficiente? Quais são os pontos da jornada de seu cliente que necessitam da implementação de ferramentas de automação? Entre em contato com a PostSpot!

 

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