5 tipos de conteúdo para sua estratégia de marketing digital

5 tipos de conteúdo para sua estratégia de marketing digital

Quando se fala em conteúdo marketing digital, é comum que se pense apenas em textos e vídeos, mas saiba que há diversas outras opções disponíveis! Conhecer cada formato e suas vantagens faz com que seu conteúdo tenha destaque e sua estratégia de marketing obtenha mais sucesso!

Uma produção de conteúdo diversa e que tenha a abordagem adequada para se comunicar com seu público faz toda a diferença. Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos o post de hoje, no qual apresentaremos alguns desses tipos de conteúdo e como utilizá-los da melhor forma para atrair e gerar conversões. Acompanhe!

1. Blog posts

Blog posts são o formato de conteúdo em texto mais utilizado nas estratégias de marketing digital com foco em gerar e atrair leads (clientes em potencial). Quando se aplicam metodologias de marketing de conteúdo e inbound marketing, os blog posts são o formato mais acessível.

Por meio do blog post, é possível fazer com que os visitantes de sua página recebam conteúdos personalizados. A vantagem desse formato de conteúdo é permitir temáticas diversas. Além disso, os blog posts servem como uma base para a divulgação de outros conteúdos, qualificando e direcionando seu público.

Dica: confira exemplos de blog posts no blog da PostSpot!

2. Infográficos

Infográficos são peças visuais que abordam conceitos e conteúdos de forma atraente e simplificada. Trata-se de um recurso útil para uma estratégia de marketing que precisa de um alto nível de engajamento.

Infográficos são materiais ricos, indicados para transmitir um conteúdo introdutório ou mais abrangente. Por se tratar de um formato visual, é um tipo de conteúdo que transmite de forma atrativa gráficos, pesquisas e dados estatísticos, tornando-os mais fáceis de serem visualizados e compreendidos.

Redes sociais baseadas em imagens, como o Instagram, são uma ótima opção para a divulgação de um infográfico. O apelo visual faz com que ele se torne uma boa forma de atrair novos leads.

3. Ebooks

Outro material rico, os ebooks funcionam como um pequeno livro digital. Variando de 2000 a 3000 palavras, os ebooks são indicados para conteúdos mais aprofundados. Trata-se de um tipo de conteúdo indicado para um perfil de público que busca guias práticos sobre assuntos relevantes.

Geralmente, os ebooks são criados no formato .pdf e são solicitados pelo visitante. Por meio de uma página com um formulário (chamada landing page), dados do lead são oferecidos em troca do download do ebook.

Dica: veja exemplos de ebooks da PostSpot!

4. Vídeos

Em marketing digital, o vídeo vem tomando cada vez mais espaço. Metade das pessoas, antes de visitar uma loja, busca vídeos a respeito do produto ou serviço. Em uma estratégia voltada para conteúdo, vídeos são uma ótima forma de passar informação rápida e atrativamente.

5. Podcasts

O podcast é um arquivo de áudio que pode ser facilmente compartilhado em plataformas web. Além disso, o podcast pode ser assinado em aplicativos como o iTunes, promovendo oportunidades de fidelização de seu público de interesse.

Reminiscente dos programas de rádio, o podcast é um formato extremamente flexível. Nele, é possível chamar convidados e especialistas, interagir com seu público e produzir conteúdo relevante para seus leads.

Caso seja identificado que sua persona tem pouco tempo para consumir conteúdo, o podcast pode ser uma ótima tática. Afinal, trata-se de um tipo de conteúdo que não exige concentração única, podendo ser ouvido enquanto se executa outras atividades.

Qual o conteúdo mais indicado para minha estratégia de marketing digital?

Independentemente do conteúdo, o que irá definir seu formato serão os canais em que sua persona se encontra. Lembre-se, também, de que não há uma regra específica para como seu conteúdo será transmitido.

No entanto, é preciso conhecer os limites de cada formato e como o público o consome na internet antes de criar algo. Por exemplo, um infográfico não deve ter muito texto.

Portanto, conheça sua persona e busque referências de conteúdos que elas consomem para elaborar a sua estratégia.

E então, pronto para elaborar sua estratégia de conteúdo? Se você tem alguma dúvida e quer começar contanto com o apoio de especialistas, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a PostSpot. Até a próxima!

 

guia-definitivo-sobre-marketing-de-conteúdo-footer

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar