7 habilidades indispensáveis para ser um redator freelancer de sucesso!

7 habilidades indispensáveis para ser um redator freelancer de sucesso!

O redator freelancer é um profissional cada vez mais requisitado. Quer saber quais são as habilidades essenciais para ter sucesso nessa carreira? Confira a seguir!

Quando um profissional decide ser um redator freelancer em tempo integral, ele precisa ser capaz de conquistar seus próprios clientes e projetos. A boa notícia é que existem muitas empresas em busca desses profissionais, mas isso não significa que fechar um trabalho com elas seja fácil.

Para manter um fluxo constante de freelas e se destacar no mercado, é preciso estar em dia com algumas competências e ter jogo de cintura para se adaptar às novas demandas. Para ajudá-lo nisso, confira, a seguir, quais são as 7 habilidades que podem potencializar a sua carreira de redator freelancer.

1. Ter domínio da língua portuguesa

Para ser um redator freelancer, o domínio da língua portuguesa (ou qualquer outro idioma no qual você vá escrever) é fundamental. Saber desenvolver um bom texto, com coesão, coerência e respeitando as regras gramaticais é o mínimo que se espera de um bom profissional.

Qualquer um pode ser um redator, mas nem todos chegam ao sucesso, pois pecam na qualidade do texto. Além do domínio da língua portuguesa, também é preciso humildade, pois até mesmo nos melhores textos os clientes podem identificar pequenos erros e solicitar ajustes.

Se você tem dificuldade com a língua portuguesa, faça um reforço gramatical e pense na possibilidade de fechar uma parceria com algum revisor para atestar a qualidade do seu texto final.

2. Gostar de aprender

Uma das principais habilidades de um redator freelancer é ter gosto pelo aprendizado. Ele precisa gostar de aprender e estar disposto a se manter atualizado, principalmente hoje em dia, em que somos bombardeados diariamente com informações de diversas fontes.

Os melhores freelancers são aqueles que possuem uma boa qualificação profissional, mas também sabedoria para escrever sobre assuntos distintos. Por isso, quem deseja trabalhar com redação precisa ser autodidata e atualizar constantemente seu conhecimento, seja por meio de livros, cursos ou internet – como você está fazendo agora! 😉

3. Conhecer as técnicas de marketing digital

Hoje em dia, entre as melhores chances de ser bem-sucedido como redator freelancer é apostar no marketing digital. Quem deseja escrever para a internet precisa obrigatoriamente saber o que é Inbound Marketing, lead, CTA, SEO e persona, por exemplo.

Muitas empresas buscam redatores que saibam criar um conteúdo atrativo para seus canais de comunicação e que utilizem técnicas para que eles alcancem seus objetivos de conversão. Esse conhecimento em marketing digital ajuda a tornar a marca de uma empresa conhecida no mercado e a melhorar o relacionamento com o seu público-alvo. Com isso, o redator deve conhecer técnicas para potencializar essas estratégias de negócios por meio de seu texto.

4. Ter empatia

A empatia é a capacidade de entender ou sentir o que a outra pessoa sente, ou seja, a prática de colocar-se na posição do outro. Para os redatores, ser empático é fundamental, pois escrever é uma forma de comunicação. E a comunicação não existe se ela tem apenas uma pessoa envolvida.

A redação funciona como se fosse um diálogo. Por isso, aquele que escreve deve garantir que suas palavras sejam compreendidas pela outra pessoa. Para isso, é fundamental saber o que o seu leitor está precisando e, para isso, a empatia é um ótimo caminho. Escreva sempre pensando naquela persona que vai ler o seu texto. Quanto mais empático você for, melhor vai ser o seu trabalho.

5. Saber trabalhar em equipe

Com o aumento da demanda, é possível que você precise fazer parcerias ou mesmo montar uma equipe própria. Independentemente da quantidade de pessoas que vão trabalhar com você, gerenciar um grupo não é uma tarefa fácil.

O ponto principal na arte de trabalhar em equipe é ter paciência e respeitar as dificuldades e aproveitar as potencialidades de cada um. É importante saber dividir as tarefas e ter uma postura participativa e solidária. O diálogo é fundamental, assim como o planejamento, para manter as tarefas em dia.

6. Saber pesquisar

Quanto mais sede de ir atrás de uma informação sobre um tema você tiver, melhores serão os seus textos. Com a internet, ficou muito mais fácil para o redator freelancer ficar por dentro sobre qualquer assunto. Inúmeras ferramentas estão disponíveis para o redator, tanto em conteúdo quanto para descobrir quais são os trend topics do momento.

Em alguns minutos, você pode se aprofundar em diversos temas, tornando seu trabalho mais denso e com melhor qualidade. Por isso, além de escrever bem, é necessário saber pesquisar sobre o conteúdo a ser produzido.

7. Fazer networking

Boa parte dos freelancers trabalham de forma solitária. Ao se isolar integralmente durante a sua jornada de trabalho, o redator perde a oportunidade de se conectar com outros profissionais, tanto àqueles do seu ramo de atuação quanto os de fora.

Por isso, sair da zona de conforto e praticar o networking é uma das melhores maneiras de conhecer clientes potenciais. Participar de eventos, workshops e conferências ajuda a fazer novas conexões, além de reciclar conhecimentos.

No entanto, nem sempre esse contato precisa ser exclusivamente presencial. As redes sociais profissionais, como é o caso do LinkedIn, podem ajudar o redator freelancer a receber recomendações, referências e também a conhecer bons clientes.

Para receber mais informações e potencializar sua carreira de redator freelancer, siga a nossa página Facebook. Até a próxima!

 

Fechar