Aprenda 4 lições de marketing com a Netflix!
5 (100%) 1 vote

A Netflix, além de seu sucesso financeiro, é um case de sucesso em marketing. Confira, a seguir, 4 lições de marketing que podemos aprender com a marca.

Dentre os cases de sucesso atuais de grandes marcas, com certeza seu marketing tem muito a aprender com a Netflix. Atuando em mais de 190 países, seus 125 milhões de assinantes têm à disposição uma gigantesca biblioteca de conteúdo digital. E seu público é fiel.

Com mais de um bilhão de horas de séries, documentários e filmes consumidas toda semana, a Netflix é uma marca poderosa. Estimada em 60 bilhões de dólares, a empresa sabe o poder gerado pelo marketing. Em uma entrevista com acionistas, a marca declarou que investirá $10 bilhões de dólares em conteúdo e marketing.

Neste post, você vai saber quais lições de marketing a Netflix pode ensinar para seu empreendimento. Saiba, a seguir, como o relacionamento da empresa com o público e suas estratégias de marketing foram responsáveis por posicioná-la no topo de seu segmento.

1. Invista em inovação

A inovação, para a Netflix, é algo que está no DNA da empresa. Prova disso foi a evolução de seu modelo de negócios. Na década de 1990, a empresa foi pioneira em adentrar o mercado digital de locações de DVD. Na passagem para os anos 2000, o grande diferencial inovador da empresa foi seu serviço de transmissão online (streaming).

Estratégias de marketing da Netflix mostram que a inovação ainda é uma prioridade da empresa. Em 2006, foi promovido o Netflix Prize, que daria um prêmio milionário para quem aprimorasse a plataforma em pelo menos 10%. Iniciativas inovadoras são o que faz sua empresa se destacar no mercado.

2. Saiba utilizar suas redes sociais

Presente em vários canais, a Netflix sabe como utilizar as estratégias adequadas para cada uma de suas redes sociais. Isso ocorre porque sabe com quem ela está falando. Com uma abordagem responsiva e amigável, a Netflix estabelece um diálogo divertido e sem deixar de lado sua essência.

Suas ações de marketing digital mostram a intimidade do Netflix em brincar com ícones e figuras reconhecidas e admiradas pelo público. É o caso da campanha da série Orange Is The New Black estrelando Inês Brasil. Ou, ainda, da campanha que incentivava estudar pro ENEM antes de conferir as séries da Netflix.

A atuação da Netflix nas redes sociais é sucesso, justamente, por saberem explorar os perfis de comportamento e aproveitarem oportunidades. Assim, quando a Netflix atua no Twitter ou no Facebook, ela está alinhada com a linguagem e seu público.

3. Una seus setores

Uma grande lição de marketing que se mostra cada vez mais real hoje em dia é que ele não pode ser isolado. O case de sucesso de marketing da Netflix é, antes, um resultado de todos seus setores.

Sem garantir um produto de qualidade, não é possível que o marketing atue de fato. A equipe de tecnologia responsável pelo algoritmo de recomendação, as produções e parcerias da empresa, tudo isso faz parte. É preciso reconhecer que o marketing ganha força quando todos os setores contribuem juntos para isso.

4. Ofereça uma experiência atrativa e personalizada

Com um poderoso algoritmo, a Netflix utiliza os dados que coleta para personalizar cada detalhe de seu serviço. Sua lista de recomendações, a interface do Netflix em seus dispositivos e até mesmo as capas são definidas pelo algoritmo.

O modelo de assinatura da Netflix também reforça como é importante investir em estratégias de marketing atrativas. Com o primeiro mês gratuito, ela gera uma oportunidade para atrair e fidelizar consumidores indecisos.

Considerações finais

A Netflix mostra como o marketing digital é uma ferramenta poderosa. Seu case de sucesso mostra que há muito a ser aprendido para empreendedores que buscam se destacar em qualquer mercado.

É preciso conhecer seu público, investir em iniciativas inovadoras, unir sua empresa e se alinhar com seus canais digitais. Para isso, é imprescindível que sua empresa conte com o apoio de profissionais e ferramentas especializadas. Com essas lições dadas pelo case de sucesso da Netflix, sua estratégia de marketing pode ser imbatível!

Gostou desse conteúdo? Siga a PostSpot no Twitter, Facebook e Instagram e não perca nenhuma novidade!

 

marketing-digital-passo-a-passo-para-iniciantes-postspot

Deixe uma resposta

Fechar Menu