Como fazer com que as pessoas não percam a atenção em suas ações de marketing digital?

Como fazer com que as pessoas não percam a atenção em suas ações de marketing digital?

Você abre diariamente sua conta de email, pessoal ou profissional, e depara com a caixa de entrada entupida de emails que não fazem nenhum sentido e que muitas vezes nem solicitou recebê-los? E após isso, seleciona todos (muitas vezes um por um) e os exclui, e fica com um sentimento de perda de tempo ao executar a ação para finalmente abrir os emails que realmente te interesse? Recebe muito spam? Já fez buscas para aprender sobre algo no Google que retornaram respostas que não supriram suas necessidades? E nas redes sociais, uma enxurrada de chamadas que não agregam ou não lhe ajudam em nada?

Se você já sentiu na pele a fadiga de algumas dessas situações deve estar se perguntando sobre como fazer que isso não aconteça com sua marca e como manter a atenção do seu público em suas ações de marketing digital. Vamos ser bem diretos ao ponto, e a seguir vamos apresentar dicas essenciais para evitar que isso aconteça nos seus principais canais de relacionamento online. Afinal de contas, sua marca está em jogo.

Ao enviar emails seja pessoal, afinal pessoas conversam com pessoas

O email é uma das principais formas de comunicação na internet e comunicar com milhares de pessoas ao mesmo tempo pode parecer difícil – principalmente não deixando parecer que o email foi enviado para outros milhares.

Comece colocando seu nome na sua conta de email, a primeira coisa que observamos é quem está enviando o email. Por exemplo, é mais fácil identificar uma pessoa com email joao@empresa.com.br do que atendimento@empresa.com.br. Assim, o seu público sabe que está falando com o João e a relação fica humanizada.

E para quem enviar? Não envie emails para pessoas que não lhe deram a permissão de se relacionar com elas. Não compre listas prontas, procure construir sua própria base de contatos e cuide muito bem dos que se inscrevem para receber seus emails.

Ao enviar emails, procure iniciar com um cumprimento: “Olá, João. Tudo bem?”. Para facilitar, boas ferramentas de envio de email marketing possibilitam adicionar tags como FNAME ou *|NOME|* para preencher automaticamente os campos com tag no texto do email com o nome do contato que o recebe.

Quanto ao conteúdo procure ter uma chamada atrativa, envie algo que possa realmente ajudar o leitor de alguma forma e evite se estender muito. Se possível, chame o leitor para executar alguma ação para a continuidade da leitura clicando em um link. Com isso, será possível além de avaliar a taxa de abertura, analisar o quanto o conteúdo está sendo interessante para o seu público.

Não envie emails constantemente, mas ao mesmo tempo não fique muito tempo sem enviar. É necessário testar e avaliar a melhor frequência de envios para o seu público, para isso analise com calma e atenção todas as informações do relatório de envio.

Por fim, saiba que da mesma forma que não gosta de receber spam outras pessoas também não querem receber.

Ao produzir conteúdo para blog, produza algo que realmente ajude

Para começar, planeje tudo! Defina o público que quer atingir, as pautas de conteúdo, a frequência de publicação. Produza um conteúdo fiel ao tema proposto para auxiliar de alguma forma o seu público e, por fim,  publique-o.

Seja consistente: se definir publicar toda terça-feira, publique toda terça-feira. Não se esqueça de distribuir nas redes sociais, falaremos em breve delas.

Muitas vezes o primeiro contato que o seu público pode ter com a sua marca é através de alguma pesquisa no Google, para sanar alguma dúvida ou trazer determinado conhecimento sobre algum assunto.

Por fim, procure esclarecer todas as dúvidas que seu público possa ter e também em ajudá-lo em questões próximas ao seu mercado e conhecimento. Essa é uma forma para você atrair e fidelizar seu público sem grandes investimentos e ainda auxiliar no processo de rankeamento do seu site no Google.

E nas redes sociais…

Nas redes sociais deve ser da mesma forma: planeje tudo da mesma forma que o conteúdo para o blog! O cuidado é o mesmo e é muito importante verificar quais  as redes sociais mais adequadas para se comunicar com seu público. Cada uma tem uma particularidade.

Ao publicar seu conteúdo, procure oferecer a possibilidade de levar o público interessado para seu blog ou site. Com isso, é possível também medir a relevância de suas publicações na rede social.

Quando alguém comentar ou interagir de alguma forma em suas publicações, procure responder o quanto antes. Essa é uma grande oportunidade para se relacionar com seu público e estimular a participação de outras pessoas. Por outro lado, se não houver algo recíproco pode ser a primeira vez e última que ele terá uma atitude positiva com sua marca.

Por fim, quem faz o valor da sua marca é o seu público

Cuide do seu público e o respeite da mesma forma que gostaria de ser respeitado. Ele é a verdadeira razão da sua marca existir. Afinal de contas, dos dois lados, marca e público, estão apenas pessoas.

O conteúdo chamou sua atenção? Deixe suas percepções, dúvidas, e contribuições nos comentários.

 

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