Você já deve ter visto, numa página de resultados do Google, os primeiros e últimos resultados com uma tarja verde em que está escrito “anúncio”. Trata-se de uma estratégia de links patrocinados, em que os anunciantes pagam para ser exibidos em local de destaque. No Google, essa estratégia se chama AdWords. Entenda, a seguir, como funciona o Google AdWords e qual a  sua importância no marketing digital.

Como funciona o Google AdWords?

Toda vez que um usuário faz uma pesquisa no Google, é exibida uma página com resultados. Nela, observamos os que estão marcados como anúncios, que foram pagos por anunciantes e os demais, que chamamos de resultados orgânicos. Estes são ranqueados de acordo com a qualidade das páginas e a relevância em relação ao termo pesquisado (palavra-chave).

Para se posicionar melhor na busca orgânica, profissionais de marketing digital realizam um trabalho chamado SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas para melhorar a qualidade do site e indexá-lo nos buscadores.

Já os links patrocinados funcionam de outra forma. A cada busca, o Google realiza uma espécie de leilão que leva em conta o preço oferecido pelo anunciante (lance) e o índice de qualidade da palavra-chave do anúncio.

É importante destacar que não basta pagar um valor alto para que seu anúncio apareça em destaque; é também fundamental que ele tenha qualidade. Para isso, o Google considera desde as informações que estão no anúncio até a relevância das palavras-chave e a qualidade da página de destino.

Quanto custa para anunciar no Google AdWords?

Você define o quanto quer pagar em sua campanha e o Google administra esse valor. As palavras-chave têm valores diferentes e na ferramenta Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords você consegue saber o volume de pesquisas, o nível de concorrência, além de  uma sugestão de valor a investir.

Você só paga quando algum usuário clicar no seu anúncio e o valor cobrado por aquele clique depende do quanto você e seus concorrentes investiram de lance.

As formas de pagamento podem ser determinadas em valores mensais ou diários, apesar de você pagar mensalmente qualquer uma das duas. Assim, se você escolhe pagar pelo sistema diário, você estipula um valor máximo e quando o Google vê que os gastos chegaram nesse valor, ele para de exibir seu anúncio, só retomando a exibição no dia seguinte, até chegar no prazo final da campanha, determinado por você.

Se escolher o sistema mensal, você indica um valor máximo a ser gasto dentro de 30 dias e o Google controla esse investimento, que pode ser de 15 reais num único dia e 50 reais em outro, até que a quantia determinada por você seja atingida ao fim do período mensal.

Quais as vantagens de investir em links patrocinados?

Você deve estar pensando “se meu site pode aparecer na busca orgânica sem que eu pague nada, por que deveria pagar por links patrocinados?”. Acontece que o trabalho de SEO é feito visando a resultados em longo prazo. Conseguir que seu site atinja um nível de qualidade e reputação para ser exibido na primeira página leva tempo e depende de investimento no trabalho de profissionais especialistas em SEO.

Já com links patrocinados, o resultado é mais rápido. Afinal, você paga para ser anunciado e o Google assume o compromisso de exibir seu anúncio.

1. Resultados mais rápidos

As chances de conversão são maiores porque seu anúncio é exibido para usuários que estão procurando aquilo que você oferece. Como os anúncios são pagos, eles aparecem em destaque e antes dos resultados orgânicos, ficando mais à vista para os usuários.

2. Investimento em resultados mais eficientes

Se um usuário pesquisou pela sua palavra-chave e clicou no seu anúncio é porque ele está realmente interessado no que você oferece, diferente de quando clicam em artigos de blog, pois podem só estar procurando uma informação ou tirando uma dúvida.

3. Baixo investimento

Comparado ao marketing tradicional e a outras mídias, links patrocinados requerem investimento relativamente baixo. Algumas palavras-chave custam apenas alguns centavos por clique no anúncio, dependendo do segmento e da concorrência.

Agora que você descobriu como funciona o Google AdWords, entenda como aumentar o faturamento da sua empresa!

Avaliação gratuita de marketing digital - PostSpot

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu