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Como gerar leads pelo Facebook?

Como gerar leads pelo Facebook?

As redes sociais são boas fontes de leads. Confira, a seguir, como gerar leads pelo Facebook e conquistar mais clientes para a sua empresa.

A geração de leads consiste em se obter informações sobre os visitantes de seu conteúdo. Isso é um processo fundamental para toda estratégia de Inbound Marketing e marketing digital. A partir das informações fornecidas pelo lead, é possível qualificar e otimizar sua estratégia, criando um relacionamento com seu público. Além de sites e blogs, é possível, também gerar leads pelo Facebook.

Redes sociais são canais que, quando bem gerenciados, podem atrair leads qualificados. Com 67% da base de brasileiros acessando o Facebook diariamente via mobile, existem diversas possibilidades para alavancar seu negócio. A seguir, você conhecerá algumas formas de gerar leads pelo Facebook, com suas ferramentas e recursos disponíveis. Confira!

1. Participação em grupos

A participação em grupos no Facebook é uma ótima forma de criar uma comunidade ativa e segmentada. Com um planejamento adequado, é possível gerar leads pelo Facebook a partir de seus grupos de forma eficiente. É preciso cautela, porém, ao selecionar quais grupos são relevantes para a proposta de sua empresa.

O mais importante na interação com grupos é a disseminação do conteúdo gerado por sua estratégia de marketing digital. Gerar leads pelo Facebook está intimamente ligado a solucionar as dores e os problemas específicos de seu público. Portanto, é preciso que essa participação ativa esteja alinhada com as discussões e interações que podem converterem em vendas futuras.

2. Invista em Facebook Ads

O Facebook Ads é a ferramenta de mídia paga veiculada dentro da própria plataforma. Com essas ferramentas, é possível criar campanhas de anúncios de diferentes tipos de segmentação e orçamento.

Com os perfis de consumidor e investimento definidos, é possível otimizar seus anúncios, direcionando-os para o público certo. Mesmo com pouco investimento, vale a pena realizar testes com os diferentes tipos de anúncios para mensurar resultados.

Gerar leads pelo Facebook, por exemplo, pode ser um objetivo primário por meio dos anúncios do Facebook Ads. Ou, ainda, podem ser criadas campanhas visando a qualificação desses leads para uma oferta específica. Com diferentes métricas (interações, conversões, cliques, etc.) é possível utilizar o Facebook Ads a favor de sua geração de leads.

3. Utilize o Facebook Lead Ads

Ainda em Facebook Ads, é importante mencionar a funcionalidade específica da ferramenta para gerar leads pelo Facebook. No Lead Ads, o Facebook gera um formulário dentro da própria plataforma, semelhante ao de uma Landing Page. Os dados já disponibilizados pelo usuário do Facebook são preenchidos automaticamente.

Essa funcionalidade pode facilitar muito as conversões mobile, por já facilitar o preenchimento dos formulários. Gerar leads pelo Facebook Lead Ads gera vantagens como:

  • Relatórios em tempo real: com o Lead Ads, é possível saber com precisão qual a quantidade de leads gerados, tornando os dados mais confiáveis.
  • Usabilidade: o preenchimento automático e o fato de não tirar seu usuário do Facebook torna a experiência muito mais amigável.
  • Personalização: é possível definir informações em campos diferenciados.
  • Integração: ferramentas como o RD Station têm integração por meio das APIs do Facebook

No entanto, é preciso ter atenção às limitações do Facebook Lead Ads. Como não se trata de um Landing Page feita do zero, há uma limitação na personalização e no espaço ocupado. O formulário estará limitado ao feed de notícias, o que deve ser considerado dependendo das ações implementadas.

4. Promova eventos para gerar leads pelo Facebook

O Facebook é uma plataforma que permite diferentes formas de geração de leads. Além da ferramenta do Facebook Ads e da participação ativa, é possível promover eventos na própria plataforma. Conteúdo audiovisual como webinars e transmissões ao vivo podem ser um ótimo começo para gerar leads nesse ambiente.

Ações de ativação com base na formação de leads podem ter seu ponto de partida no Facebook. Convites para eventos, ofertas exclusivas, amostras, são muitos os caminhos para gerar o interesse necessário para sua marca na plataforma.

5. Ofereça materiais gratuitos

Eventos e anúncios pagos são formas de gerar leads pelo Facebook efetivas. Entretanto, é preciso uma geração de conteúdo consistente e atrativa que mantenha a tração e viabilidade dessas ações.

A partir da fanpage de sua empresa, uma boa forma de gerar leads pelo Facebook é disponibilizando materiais ricos relevantes. A rede social é um bom espaço para, por exemplo, anunciar um novo curso interessante para seu público-alvo. Esse material, aliado a páginas de conversão e a um cadastro bem implementado, pode ser uma valiosa fonte de leads.

Lembre-se: a geração de leads é só uma etapa do processo. Caso queira saber mais sobre os próximos passos após gerar leads pelo Facebook, não deixe de conferir nosso post! Até a próxima!

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