Os sites de buscas são grandes aliados de quem procura sucesso através da web. A partir de mecanismos como o Google, é possível obter um número considerável de visitantes, colocando um site no radar de muita gente que normalmente não ficaria sabendo que ele existe. Para que isso ocorra com sucesso, as dicas de SEO são fundamentais.

Com o objetivo de conquistar mais destaque entre os resultados dos sites de pesquisas, muitas páginas empregam o conceito de SEO (Search Engine Optimization, que, em português, pode ser traduzido como Otimização para Motores de Buscas) para tornar seu conteúdo mais fácil de ser analisado e categorizado pelos buscadores. Trata-se de um dos pilares fundamentais do marketing digital.

Veja a seguir 5 dicas de SEO para melhorar o ranqueamento do seu site no Google e fazer com que ele seja muito mais conhecido.

1. Use palavras-chave

Pesquise a melhor combinação de termos que reflita o que está em sua página e a utilize no título e no corpo do post. Para tomar essa decisão, você pode usar uma ferramenta como o Google Keyword Planner.

Essa é uma das dicas de SEO clássicas que são interpretadas de forma errada e impactam negativamente o conteúdo. Usar palavras-chave estratégicas não significa encher um texto com elas. Isso penaliza o post no ranking. Empregue-as de maneira orgânica.

2. Tenha conteúdo de qualidade

Cada vez mais o algoritmo dos sites de buscas se torna mais sofisticado com o objetivo de encontrar o melhor conteúdo para oferecer ao usuário. A qualidade é um caminho que você precisa seguir para obter boas posições entre os resultados.

Evite enganar o público com títulos que prometem e não cumprem. Entregue o máximo de qualidade possível nos textos de modo que os mecanismos de pesquisa naturalmente o valorizem.

3. Conte com links externos

A lista de resultados dos sites de buscas funciona ao tentar determinar a autoridade de cada página. Ela é construída a partir de quantos outros locais criam links para o seu conteúdo.

Se mais gente aponta o seu site como referência, a tendência é que ele suba no ranking. Paralelamente, crie o hábito de fazer links externos, de forma a surgir no radar destas outras páginas e, assim, iniciar uma parceria.

4. Faça atualizações regulares

Sites com conteúdo dinâmico conseguem subir mais no ranking dos buscadores do que os outros. Uma das principais dicas de SEO é sempre continuar publicando algo inédito. Além disso, quanto mais posts você tiver, maiores são as suas chances de aparecer como sugestão a buscas diversas pelas palavras-chave adequadas.

Um site estático, sem atualizações, pode até ganhar uma boa posição no Google, mas dificilmente conseguirá mantê-la.

5. Evite práticas desonestas

Ao trabalhar com o SEO, pode ser que surja a tentação de empregar algumas táticas para artificialmente subir no ranking dos sites de buscas. Jamais faça isso, pois os riscos de penalidade são grandes o suficiente para danificar todo seu trabalho. É melhor obter boas posições no Google de forma orgânica, seguindo as regras, do que arriscar com o uso de práticas pouco honestas na web.

Ao seguir essas dicas, você pode começar a aproveitar resultados melhores para o seu conteúdo com um SEO mais adequado. No entanto, para uma estratégia mais robusta e planejada, é essencial contar com o apoio de profissionais da área, que são capazes de analisar as necessidades de cada caso e implementar soluções especializadas.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos!

Marketing Digital para iniciantes - Postspot

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu