O investimento para adquirir um novo cliente pode sair até sete vezes mais caro do que custos em fidelização. Com isso em mente, a análise de métricas como o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) ganham um objetivo muito claro. Afinal, qual empresa não se sentiria confortável em ter uma estratégia que gera um retorno maior do que seu investimento?

Pensando nisso, confira no post de hoje como o Inbound Marketing pode otimizar sua estratégia e reduzir seu investimento em CAC, gerando resultados.

O que é e como calcular o Custo de Aquisição por Cliente (CAC)?

Um grande benefício do marketing digital é sua previsibilidade na geração de informações e dados. O Custo de Aquisição por Cliente (CAC), também chamado de Customer Aquisition Cost, direciona a estratégia de novas captações. Assim, o Custo de Aquisição por Cliente resume quanto sua empresa investe para conquistar cada novo cliente, através da relação entre o que é investido em marketing e outras estratégias de captação e o número de clientes gerados com essas ações.

O cálculo do Custo de Aquisição por Cliente é simples, podendo ser aplicado em qualquer período, de acordo com seu planejamento. É preciso identificar todos os investimentos em mídia paga e demais ações de marketing. Entra no cálculo, também, o valor investido com ações de vendas (promoções, campanhas, etc). Transparência e um sistema confiável são essenciais nesse processo.

Com o valor total do custo em mãos, divide-se esse número pelo total de clientes obtidos. Comparando o CAC com a receita total gerada, tem-se um diagnóstico mais robusto dos próximos passos de sua operação. Assim, decisões como escala ou cortes de investimento tornam-se mais assertivas.

E para garantir uma assertividade e um controle maior, sua estratégia pode contar com o Inbound Marketing.

O papel do Inbound Marketing para a redução no CAC

Os canais digitais permitem que empresas de pequeno e médio porte consigam garantir seu espaço e impactar seu público de forma segmentada e precisa. Nesse sentido, o Inbound Marketing tem a característica de funcionar sob medida. A necessidade em oferecer conteúdo relevante, atrair e qualificar seu público, no caso, é mais efetiva do que métodos tradicionais. Além disso, seu custo de investimento é menor.

Por ter um alto retorno em investimento (média de 275%), o Inbound Marketing torna-se essencial para diminuição do CAC. Um trabalho em marketing de conteúdo relevante estabelece uma relação entre sua empresa e um público em potencial, o que faz com que o custo de aquisição de um cliente possa ser 62% menor quando se utiliza o Inbound Marketing, em comparação a outras técnicas de marketing tradicionais.

O potencial cliente atraído pelas ações de Inbound Marketing torna-se, também, um fator importante para o cálculo de suas métricas. O funil de vendas – as etapas necessárias para converter seu lead em cliente – acaba se tornando mais eficiente nesse objetivo.

Todo o processo do Inbound Marketing se beneficia em função da redução do Custo de Aquisição por Cliente. E vice-versa! A produção do conteúdo que seu cliente precisa deve primar pela qualidade. Com o público atraído e interessado, é possível dar uma direção para o investimento geral.

A redução do Custo de Aquisição por Cliente exige uma longevidade no investimento. O Inbound Marketing, ao investir em conteúdo relevante e geração de futuros clientes, cria essa longevidade. O apoio de ferramentas e técnicas, como o SEO, por exemplo, fazem com que o investimento ganhe ainda mais valor, pelo impacto alcançado.

Você gostaria de saber mais sobre como reduzir seu Custo de Aquisição por Cliente? Entre em contato com a PostSpot e confira como garantir os melhores resultados com seu investimento!

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