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O Inbound Marketing é uma metodologia que nos permite explorar as mídias digitais e o comportamento do consumidor nesse meio da melhor forma possível. Ao contrário do marketing tradicional, cuja metodologia e cujas técnicas buscam interromper o caminho da pessoa para transmitir sua mensagem publicitária (geralmente institucional ou de vendas), o Inbound Marketing busca atrair a atenção de possíveis clientes (chamados aqui de leads) para seu produto ou serviço já inseridos no contexto e naquilo que ele deseja consumir, porém ainda não o conhece. E, para desenvolver esse lead, é importante a criação de materiais ricos.

Chamamos de materiais ricos as formas de conteúdo oferecidas para o visitante de seus canais de marketing digital (sites, blogs, aplicativos, etc) que são criados dentro de um planejamento que visa atrair, de forma gradual, o lead para o que a sua empresa oferece.

Esse processo, chamado de funil de vendas, é onde os materiais ricos serão implementados e seu conteúdo poderá guiar de forma natural e não intrusiva a tomada de decisão de nosso potencial cliente pela compra.

A seguir, saiba mais sobre como essa prática pode ajudar o seu negócio e otimizar suas estratégias!

Quais materiais ricos devo usar para atrair meu público?

Materiais ricos só podem ajudar o seu negócio se eles tiverem qualidade e forem relevantes para o seu público. Lembre-se: quando seu futuro cliente realiza uma busca no Google, ele procura um conteúdo que corresponda ao que foi procurado e possa conduzi-lo para que feche uma compra com sua empresa e consiga solucionar os problemas com o seu conteúdo.

Por isso, a forma e o conteúdo mais eficazes serão aqueles que são de interesse do perfil que seu negócio deseja atrair. Ao planejar sua estratégia de Inbound Marketing, antes mesmo de definir seus materiais ricos, é importante conhecer profundamente o interesse da persona. Uma persona é como chamamos o perfil semificcional criado a partir dos dados do público-alvo de seu produto ou serviço. É necessário identificar esse perfil e otimizá-lo à medida que novos dados e insights surgem.

Tipos de materiais ricos

Sua estratégia de marketing digital pode (e deve) explorar formatos sempre visando gerar leads por meio do conteúdo de seus materiais ricos, mas existem alguns formatos consolidados que podem ser um bom ponto de partida, como:

Blog

O blog é um formato básico de material rico visual. Por conta disso, geralmente é o formato de conteúdo mais comum e simples para implementação, especialmente considerando ferramentas que ofereçam essa função como o WordPress e o Blogger.

Sua linguagem direta permite uma boa segmentação de seus leitores que, interessados pelo conteúdo, podem passar a serem visitantes fiéis de seu blog, tornando-o uma ótima ferramenta de relacionamento e conversão.

E-book

Geralmente compartilhados no formato .pdf, e-books (de electronic books – livros eletrônicos) são utilizados para disponibilizar um conteúdo que seja introdutório para seu público ou solucione um problema específico com mais profundidade.

É comum que as empresas solicitem uma contrapartida de seu cliente, que preenche um formulário com seus dados em troca do download do e-book. Esses dados são bastante valiosos e passarão a compor uma mailing list para futuras ações da empresa.

Infográfico

Material que comumente reúne dados estatísticos sobre determinado assunto e é elaborado de forma a atrair o visitante por seu visual e forma prática de apresentar a solução do problema da pessoa ou expor seu conhecimento.

Vídeos

Tão importante quanto os formatos textuais em sua estratégia de marketing de conteúdo, o vídeo pode ter tanto a função estratégica de branding – ou seja, trabalhar a marca de seu negócio –, quanto um conteúdo mais exclusivo que pode ser acessado através do cadastro de seu visitante. Esse cadastro realizado é o que chamamos de conversão de lead.

A importância dos materiais ricos na conversão

Em uma estratégia de Inbound Marketing existe um processo fundamental: a geração de lead, que ocorre quando visitantes passam a se interessar pelos materiais ricos e de qualidade associados ao seu negócio.

Os materiais ricos são importantes não só por poderem ser acessados em troca desse visitante fornecer voluntariamente suas informações (processo que pode ser feito por meio de um formulário em uma página projetada para chamar sua atenção – a landing page), como também para qualificá-lo.

Os materiais ricos como e-books e blog posts têm a importância de conduzirem o lead de forma correta, fazendo com que ele tenha interesse em conteúdos mais introdutórios e, a partir de suas interações e atração pelo conteúdo, aprofunde-se em materiais que tratem o tema com mais detalhes e solucionem suas dores e necessidades.

De acordo com pesquisa, as empresas que produzem materiais ricos possuem taxas de conversão até sete vezes maiores do que seus concorrentes que não os utilizam. Assim, se você ainda não está no rol de empresas que utilizam materiais ricos, sua organização pode estar no rol das que estão perdendo clientes e conversões!

Sua empresa já está utilizando materiais ricos em sua estratégia de Marketing? Compartilhe sua experiência!

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