(35) 4141-4242

Você certamente já ouviu falar por aí a respeito de sazonalidade. Esse fenômeno rege diversos negócios, sobretudo no início de ano e nas épocas de férias.

Os problemas enfrentados em decorrência da sazonalidade, como a queda de vendas e a perda de movimento podem, inclusive, levar ao fechamento de uma empresa.

Um dos segredos de uma organização de sucesso é ser capaz de se precaver e manter-se lucrativa, mesmo diante de cenários aparentemente desfavoráveis.

E é sobre isso que trataremos neste post. Descubra, a seguir, como preparar seu negócio para as sazonalidades e como reverter situações negativas!

O que são as sazonalidades?

As sazonalidades representam as flutuações ou alterações de demanda do consumidor. Essas variações podem ocorrer em virtude do clima (estações do ano), das datas comemorativas (Natal, Páscoa, Volta às Aulas), dos eventos periódicos (Copa do Mundo) ou de crises diversas (hídrica, por exemplo), entre outros.

O termo é bastante utilizado para se referir a produtos ou serviços que têm um aumento na demanda e na oferta em determinados meses ou durante eventos específicos.

E, como é de se imaginar, além da alteração no fluxo e no movimento, também há uma alteração no faturamento – que pode ser positiva ou negativa.

Para entender melhor como tudo isso funciona, vamos tomar o exemplo de uma loja de piscinas. Esse estabelecimento vai vender bastante durante o verão, ter um aumento significativo na procura por produtos e obter lucros de dar inveja durante a estação mais quente do ano – ou seja, a sazonalidade é positiva. Agora, se o proprietário da loja não se preparar para os meses mais frios com ações e venda de outros produtos, enfrentará sérios problemas que poderão prejudicar o seu negócio – representando uma sazonalidade negativa.

É possível tirar proveito das sazonalidades?

Definir estratégias para enfrentar os momentos de sazonalidade é essencial para que o seu negócio prospere.

Para deixar as surpresas negativas longe do seu negócio, é preciso montar um planejamento. Conheça, a seguir, algumas dicas para se preparar, tanto para as sazonalidades positivas, quanto para as negativas:

Conheça o perfil dos seus clientes

Conhecer o perfil dos clientes é uma premissa de todo negócio de sucesso. Esse cuidado é fundamental para preparar sua empresa para as sazonalidades e melhorar os resultados.

Saber quem são seus clientes, o que eles procuram, como se comunicam e onde estão são fatores essenciais para definir as estratégias da empresa e, inclusive, o mix de produtos.

Para não ser afetado pela sazonalidade é interessante procurar novos itens para compor o mix e aumentar o ticket médio de vendas. Assim, seus clientes encontrarão opções que atenderão às suas necessidades, independentemente da época do ano. É o caso das sorveterias que, durante o inverno, oferecem cafés e bolos para não sofrerem com a queda do movimento e reterem seus clientes.

Prepare o estoque

É comum que as empresas não tomem as devidas providências e não preparem o estoque para as sazonalidades, perdendo oportunidades de venda devido à falta de organização.

Conhecer os produtos que estão mais sujeitos às oscilações das sazonalidades é fundamental para determinar quais precisam ser adquiridos antecipadamente e quais precisam girar por meio de promoções, por exemplo.

Invista no treinamento da equipe

Uma das formas de preparar seu negócio para as sazonalidades é investir no atendimento. Por meio de treinamentos, você pode melhorar o relacionamento com os clientes e preparar as equipes para gerarem vendas o ano inteiro.

Crie ações promocionais

Hoje em dia um marketing que não gera vendas é a mesma coisa que ficar aguardando o cliente bater na sua porta: não faz sentido nenhum!

É necessário manter-se disposto a mudar as ações na área comercial da empresa e rever as ações promocionais para as sazonalidades. Boas promoções, preços atrativos e brindes são ações que ajudam a manter as vendas, mesmo em épocas com menor movimento.

Invista em marketing digital

Inovar permanentemente é uma das melhores maneiras de evitar que o sucesso do seu negócio fique restrito às vendas sazonais.

Uma estratégia de marketing digital é bastante funcional em períodos de sazonalidade. Afinal, ela ajuda a atrair leads e a se comunicar com eles em diversos canais, tornando o relacionamento mais próximo e lucrativo.

Considerações finais

É comum que todas as empresas estejam sujeitas às sazonalidades. O que diferencia um negócio de sucesso de um mediano é a maneira pela qual as estratégias são utilizadas para aproveitar os momentos positivos e se proteger dos negativos.

Portanto, planeje cada etapa e prepare seu negócio para enfrentar as sazonalidades e continuar crescendo!

E então, pronto para preparar seu negócio para as sazonalidades? Se você tem alguma dúvida e quer começar contando com o apoio de especialistas, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a PostSpot. Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu