Criar um ebook: por que e como fazer?

Criar um ebook: por que e como fazer?

Você já pensou em criar um ebook para obter mais resultados em sua estratégia de marketing digital? Neste post, saiba tudo sobre essa estratégia e planeje o seu!

Quando se trata de materiais ricos em marketing de conteúdo, o ebook é geralmente o primeiro formato a ser pensado. Criar um ebook pode ser uma ação extremamente valiosa na geração de leads que buscam um conteúdo exclusivo e relevante. Mas para que isso ocorra, é preciso saber como utilizar esse recurso com o máximo de seu potencial.

Descubra, a seguir, quais vantagens a criação de um ebook pode trazer para sua estratégia de marketing digital. Saiba, também, como começar a planejar e quais etapas necessárias para criar um ebook. Não deixe de conferir!

Por que você deve criar um ebook?

A inclusão de um ebook entre os materiais de sua estratégia de marketing de conteúdo não é algo aleatório. Existem conteúdos que merecem um material mais extenso e específico. Isso, claro, traz uma série de vantagens:

  1. Geração de leads: a troca de conteúdo por informação é uma relação comum quando se trata de marketing de conteúdo. Ebooks tornam essa troca mais atraente, sendo uma boa fonte de geração de leads.
  2. Qualificação do público: um blog post ou um vídeo curto sobre determinado assunto têm um âmbito mais geral. Já ebooks têm um caráter de educar seu público. Por tratar do assunto de forma mais aprofundada, é uma excelente ferramenta para qualificação de leads.
  3. Fortalecimento de autoridade nos canais digitais: para construir uma relação entre sua empresa e seu público, é preciso se destacar. E a melhor forma de obter esse destaque é mostrar como seu negócio domina os temas que as pessoas buscam. Ter um ebook ajuda a construir a autoridade e diferenciação em relação à sua concorrência.

Como criar um ebook?

1. Conhecer suas personas

O ebook, assim como outras ferramentas de marketing de conteúdo, depende de uma estratégia de marketing digital bem definida. Essa definição começa no planejamento. E todo planejamento de marketing tem início, claro, no entendimento sobre quem será o público desse conteúdo.

A definição de personas guia todo o direcionamento de uma campanha de marketing de conteúdo de sucesso. Antes mesmo de criar seu ebook, é preciso saber quem são as personas interessadas em baixar esse material. Quais são suas necessidades e dores? Há mais de uma persona a ser considerada?

2. Definir o tema do ebook

Após a análise de suas personas, certamente seu ebook tratará sobre um assunto alinhado com o que elas buscam. Nessa etapa, vale a pena, primeiramente, elencar e discutir uma possível lista preliminar de temas que podem ser discutidos.

Definido o tema do ebook, é importante situá-lo no contexto de seu funil de vendas. Em que estágio sua persona se encontrará ao baixar esse material? Trata-se de algo mais introdutório, no topo do funil? Ou, então, algo mais específico, sobre uma solução a ser considerada a partir do meio do funil? Utilize o tema para conduzir e gerar leads de forma estratégica.

3. Estruturar o conteúdo

A forma como o tema é abordado é um grande diferencial ao se criar um ebook. Referências, tópicos e subtítulos podem já ser montados em um “esqueleto”. Assim, na hora de produzir o material, é possível ter uma guia de qual o caminho pelo qual o tema será tratado.

4. Produzir o conteúdo do ebook

O estágio da escrita do ebook em si merece atenção especial. Afinal, é preciso conhecer a linguagem de seu público. Suas personas devem compreender o conteúdo que está sendo produzido e sentirem-se atraídas por ele.

Para isso, utilizar técnicas como a da escaneabilidade no texto é fundamental.

5. Utilizar ilustrações e elementos gráficos

Além do conteúdo em si, os elementos gráficos são parte importante na criação de um ebook. Invista em um layout e diagramação alinhados com a imagem que sua empresa deseja transmitir com esse material.

Lembre-se de que, por ser um material digital, fatores como a leitura e a distribuição da informação devem ser considerados. Para facilitar esse aspecto, utilizar fotos, ilustrações, bullets, entre outros elementos pode tornar seu ebook bem mais atrativo.

6. Faça a otimização de conteúdo

Assim como outros formatos em marketing de conteúdo, seu ebook pode ser otimizado para que tenha destaque. Estratégias de otimização para mecanismos de buscas, revisões e até mesmo atualizações e adendos são importantes para manter o conteúdo relevante.

7. Divulgue seu ebook

Um ebook, assim como outros materiais ricos de sua estratégia de marketing digital, precisam de uma landing page. É a partir de uma landing page atrativa que o seu conteúdo pode ser destacado e gerar valiosos leads.

A divulgação de seu ebook também pode ser intensificada nas redes sociais. Pense nas CTA (chamadas para ação) que trarão o público para a conversão na landing page do ebook. Seus formatos de conteúdo, como blogs, também podem participar da divulgação, associando assuntos relacionados.

Considerações finais

O processo de criar um ebook deve estar sempre alinhado com os objetivos de sua estratégia de marketing. É importante, também, que ele tenha uma já uma base de outros formatos de conteúdo que possam conduzi-lo.

Não se esqueça de obter feedback após a divulgação do ebook. Construir autoridade em conteúdo exige, afinal, saber como ele está sendo consumido e que pontos podem ser otimizados em futuras ações.

E você, já utilizou o ebook em sua estratégia de marketing digital? Tem alguma dúvida sobre como obter resultado na produção de ebooks e outros materiais ricos? Entre em contato com a PostSpot e saiba como um conteúdo de qualidade pode trazer novas oportunidades! Até a próxima!

 

Guia-sobre-Inbound-Marketing-um-passo-em-direcao-a-vantagem-competitiva-postspot-cta-724x183

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar