CTA: o que é e como obter resultados com ele

CTA: o que é e como obter resultados com ele

Toda ação de comunicação para ser efetiva deve utilizar um recurso que instigue seu público a tomar uma ação. A finalização de um vídeo, um link para download, tudo isso parte do mesmo planejamento desse  recurso. Conheça, a seguir, o que é um CTA (Call to Action). Neste post, você descobrirá como esse elemento é vital para sua estratégia de marketing e para atingir melhores resultados, acompanhe!

O que é CTA (Call to Action)?

Call to Action pode ser traduzido como “chamada a ação”. Nesse quesito amplo, CTA é o elemento mínimo que faz com que o visitante de seu conteúdo realize uma ação.

Portanto, é importante analisar o CTA ideal para cada tipo de ação de sua estratégia como um todo. Um botão com um link para baixar um ebook, por exemplo, está alinhado com os objetivos de uma landing page.

CTAs primários e secundários

A classificação de CTAs pode ser definida entre primárias e secundárias. Em uma página de e-commerce que descreve um eletrodoméstico, por exemplo, o botão “Comprar” é um CTA primário. Afinal, ele resume a funcionalidade principal dessa página: comprar o produto descrito. Já um CTA secundário poderia ser o carrossel de recomendações de outros produtos relacionados abaixo.

Aspectos importantes para a definição de um Call to Action

Em marketing digital, CTAs são direcionados para gerar conversões, isto é, fazer com que visitantes passem a ser qualificados como leads. Definir CTAs pra uma ação exige, portanto, um alinhamento com a proposta e o posicionamento de sua estratégia. Isso significa que cada aspecto conta. Dentre eles, podem ser destacados alguns como:

  • Texto.
  • Elementos gráficos.
  • Cores utilizadas.
  • Tamanho e disposição.
  • Elementos externos ao CTA (landing pages, banners, links, conteúdos).

Call to Action depende de todo o contexto de como esses aspectos interagem com seu público-alvo. Seu cliente em potencial precisa ser atraído a clicar ou interagir de acordo com o que o CTA pede. Para isso, é preciso trabalhar seus recursos de maneira estratégica e convincente.

Como obter os melhores resultados com o uso do CTA?

A construção do CTA ideal, que gere resultados concretos em sua ação, não é instantânea. Um Call to Action efetivo é resultado de pesquisa, planejamento, monitoramento e análise de dados e informações. Afinal, resultados dependem de precisão na mensagem transmitida pelo CTA.

Um aspecto a se considerar é o chamado “copy” – no caso, abreviação de “copywrite”, que nada mais é do que o texto que gerará uma ação ou conversão. Para um CTA, é preciso uma filtragem, seleção e experimentação das palavras que mais podem convencer seu público.

Personalizar sua copy para toda a estrutura em torno do CTA é uma maneira eficiente de chamar seu cliente para sua oferta.

Um exemplo dessa personalização pode ser visto na landing page da Square. Dois botões com opções de tamanho e tipo de negócio do usuário alteram o CTA primário. Assim, a proposta de cadastro adiciona um botão de contato direto com o time de vendas, caso seja selecionada a opção de maior faturamento anual.

Uma estratégia personalizada, conforme a HubSpot, pode converter até 42% mais do que um CTA estático e comum. Além disso, pode ser uma ótima forma de manter a informação enxuta.

Além do elemento textual, há o elemento visual. O uso de cores em botões de CTA é largamente discutido. Com base na simbologia de cada cor, é possível selecionar o efeito ideal da ação. Amarelo suscita urgência, azul gera tranquilidade, laranja, segurança. O tom da proposta de um “Cadastre-se agora” pode variar totalmente de acordo com as cores utilizadas.

O tamanho também influencia na atenção do público. A proporção dos elementos visuais de uma página devem favorecer o CTA e fazer com que ele se destaque.

Por fim, é imprescindível que o CTA tenha um valor de oferta forte. O que está sendo oferecido para que seu visitante clique em um botão? A proposta é clara e atraente o suficiente?

Considerações finais

Um trabalho de marketing digital efetivo caminha em harmonia com CTAs atrativos. Converter visitantes que viram uma ação de sua empresa em um canal digital é o resultado de uma compreensão da própria experiência de seu cliente.

Quais são os aspectos principais dos CTAs utilizados em seu negócio? Quais resultados você já obteve com uma estratégia de otimização de CTA?

 

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