O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que vem se destacando e conquistando grande atenção das empresas nos últimos anos. E por ser uma estratégia de marketing relativamente nova, é natural que muitos gestores tenham dúvidas sobre o que é marketing de conteúdo, quais seus benefícios e como construir uma estratégia eficiente.

Para ajudar você a entender o que é marketing de conteúdo, vamos explicar alguns passos para criar uma estratégia campeã. Confira!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que busca atrair a atenção de seus clientes através da produção de conteúdo relevante que seja de interesse do público-alvo de sua empresa.

Esse conteúdo pode ser produzido em formato texto, vídeo, áudio e vários outros, e o seu objetivo é entreter o cliente e tirar todas as suas dúvidas. Assim ele irá desenvolver uma imagem positiva de sua empresa e irá se sentir mais seguro para comprar seus produtos e serviços.

Para criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, é preciso ficar atento aos seguintes passos:

1. Definição de personas

Definir a persona que será alcançada é o primeiro passo para desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo, pois é através da persona que você irá definir quais conteúdos deverá produzir em sua estratégia.

Uma persona é um personagem semi-fictício que irá representar o cliente ideal de sua empresa. Para definir a sua persona é preciso coletar informações de seus clientes atuais e as características que você julgue importante para que uma pessoa feche negócio com sua empresa.

Com as informações em mãos, você poderá determinar como é o dia a dia do seu cliente ideal, seus objetivos e os problemas que enfrentam no seu dia a dia. Feito isso, ficará mais fácil escrever conteúdos para ajudá-los e mostrar como sua empresa pode auxiliar na solução de problemas específicos.

2. Entendimento sobre o funil de vendas

O funil de vendas é muito importante para uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque você deverá produzir conteúdo que ajude a conduzir seus clientes desde o topo do funil, passando pelo meio e até o fundo do funil, etapa onde o cliente decide fechar negócio com sua empresa.

É o funil de vendas que irá ajudar no planejamento de conteúdo de sua empresa. Com ele você irá identificar quais os temas poderá produzir para ajudar a converter seus clientes em novas oportunidades de negócio.

3. Publicação de conteúdo

Depois de definir sua persona e planejar a criação de conteúdo de acordo com seu funil de vendas, é hora de pensar na estratégia de publicação do conteúdo gerado por sua empresa.

Atualmente, a melhor maneira de publicar o conteúdo é em um blog corporativo, porém você também pode publicar os materiais nas redes sociais, como o Facebook, LinkedIn e Twitter.

O ideal é que você defina um cronograma de publicações e o siga à risca, pois assim irá fazer com que seus clientes fiquem acostumados a aguardar a publicação dos materiais criados por sua empresa. Isso ajuda você a se posicionar como uma autoridade no assunto, ajudando a atrair mais clientes para seu negócio.

4. Promoção de conteúdo

Para ter sucesso em sua estratégia de marketing de conteúdo não basta produzir materiais e esperar que os clientes cheguem até a sua empresa. É preciso promover o conteúdo produzido por sua empresa para alcançar um maior número possível de clientes.

Essa promoção pode ser realizada através de campanhas de e-mail marketing, promoção nas redes sociais e até mesmo em ações de co-marketing e guest post, essenciais para o sucesso de sua estratégia.

Com isso você irá gerar mais visitas para seu site e, com isso, gerar mais leads em sua estratégia de marketing digital.

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar a sua empresa a se relacionar com seus clientes, é hora de investir nessa estratégia e começar a colher os resultados.

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