O Marketing da Guerra Infinita: mais poderoso do que as Joias do Infinito!
5 (100%) 1 vote

A Marvel é um case de sucesso quando o assunto é Marketing.  Descubra, a seguir, algumas das principais estratégias e lições que podemos aprender nessa Guerra Infinita do Marketing!

Pense em uma ação de Marketing que gere alto engajamento de seu público. Um nível de engajamento a ponto de cada conteúdo ser compartilhado e analisado em cada mínimo detalhe. Esse é o caso da Marvel e de seu universo cinematográfico. E com Vingadores: Guerra Infinita, o investimento em estratégias de Marketing tornou-se um divisor de águas para a marca.

Conquistar um engajamento da forma que a Marvel realizou com Guerra Infinita não é um trabalho simples. Nem mesmo a própria Marvel teve, em toda sua história empresarial, um investimento de Marketing nesse nível. Descubra, a seguir, algumas das principais estratégias e quais lições podemos aprender nessa Guerra Infinita do Marketing!

Do nicho ao mainstream: parcerias com diversas marcas

É importante, primeiramente, lembrar de que Vingadores: Guerra Infinita só foi possível com a transformação na indústria. Filmes de super-herói, antes do grande projeto cinematográfico da Marvel iniciado por Homem De Ferro, eram apenas secundários. O cenário da cultura pop, que hoje abraça marcas como Vingadores e Guardiões da Galáxia, começou relegando-as a seu nicho.

Hoje, no entanto, personagens como Thanos e Homem de Ferro já estão muito além de seu nicho. E isso pode ser visto claramente pelas ações realizadas pelo Marketing de Vingadores: Guerra Infinita.

Há mais de 10 anos, seria impensável uma campanha dos Vingadores com a American Airlines em apoio a pacientes com câncer, por exemplo. Ou, ainda, campanhas promocionais licenciadas de marcas como Samsung, Coca-Cola e Unilever. E essas são apenas algumas das grandes marcas que realizaram parcerias com a Marvel.

As campanhas realizadas por cada uma dessas parcerias são extensões do poder infinito da estratégia de Marketing da Marvel. Muitas das campanhas realizadas permanecem mesmo após o lançamento de Guerra Infinita. Isso significa que as ações oferecem sustentação e uma narrativa que pode ir além daquelas que estão mais próximas da marca.

Como lidar com uma expectativa infinita?

O Marketing de Guerra Infinita é mais poderoso do que as Joias do Infinito. Mas a manopla do Thanos, nessa comparação, é a expectativa dos fãs. São 10 anos de conteúdo, storytelling e heróis de diferentes filmes se reunindo para batalharem juntos. É claro que isso gera rumores, conversas e teorias a cada novidade descoberta.

A Marvel, já sabendo como essa expectativa precisa ser conduzida da melhor forma possível, brinca com todo esse mistério. Isso pode ser visto em detalhes da produção dos trailers, que tentam ao máximo esconder detalhes essenciais da trama.

Spoilers (revelação de detalhes cruciais da história) sempre existiram como em qualquer produto de entretenimento. O que a Marvel ensina aqui, no entanto, é reconhecer esse elemento de surpresa e integrá-lo ao seu marketing. Isso exige conhecimento de seu público e sabedoria em trabalhar com a expectativa dos fãs.

Durante a pré-estreia, atores de Guerra Infinita, nas redes sociais, a marca pedia para seus seguidores não divulgarem spoilers do filme. Isso foi oficializado pela ação #ThanosDemandsYourSilence (Thanos Exige seu Silêncio), tendo um grande resultado nos canais digitais da empresa.

Valorizando o investimento de Marketing de Guerra Infinita

Mesmo em sua história de filmes blockbusters, o investimento de Marketing em Guerra Infinita é sem precedentes. São R$150 milhões investidos somente em divulgação e material promocional do filme. Isso só demonstra como o mercado consumidor cresceu e suas necessidades precisavam estar à altura desse investimento.

No entanto, não é só de investimentos multimilionários que se constrói o Marketing da Marvel. Ações localizadas em mercados menores foram igualmente importantes para e experiência do consumidor. Além das parcerias já mencionadas, existem outras ações extremamente direcionadas que aproveitaram para divulgar Vingadores: Guerra Infinita.

Ações de circulação mundial são apenas a base. Com as redes sociais e o engajamento do público, campanhas de menor campo de atuação ganham valor e transmitem sua mensagem sobre o filme. E a Marvel sabe reconhecer e valorizar ações pequenas que fazem toda a diferença nessa experiência.

Você já assistiu Vingadores: Guerra Infinita nos cinemas? Como o Marketing influenciou a sua expectativa em relação ao filme? Compartilhe sua experiência nos comentários. Até a próxima!

 

Guia Sobre Inbound Marketing: um passo em direção a vantagem competitiva - PostSpot

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu