O que é Design Thinking e como ele pode ajudar o seu negócio?

O que é Design Thinking e como ele pode ajudar o seu negócio?

Há um modelo de pensamento que vem revolucionando muitos negócios: o Design Thinking. Mas o que isso significa? Trata-se de uma metodologia de resolução de problemas que qualquer negócio ou profissão pode empregar para alcançar grandes resultados.

Ele combina pensamento crítico, multidisciplinar e criativo, possibilitando organizar melhor as ideias, auxiliando na tomada de decisões e no aprendizado. O Design Thinking é uma ótima ferramenta para a estratégia de desenvolvimento e de mudança organizacional, que ajuda a promover uma cultura focada em resolver problemas.

E esta maneira de pensar pode ser aplicada a produtos, serviços e processos, ou seja, qualquer coisa que precisa ser melhorada. Leia o nosso artigo e veja como revolucionar o seu negócio!

Identifique e defina o problema certo

Trata-se de saber qual o problema correto a ser resolvido. E isso significa pensar além do problema apresentado. Deve-se questionar muito e sempre o problema apresentado, mas partindo de um princípio de empatia com o seu usuário (como ele se sente usando aquele produto; o que o está frustrando?).

Outra dica boa é apresentar o cenário de forma visual, por gráficos, protótipos, desenhos etc. Nós somos visuais e ter uma apresentação assim ajuda a conseguir “enxergar” melhor o que está acontecendo.

Crie muitas opções para a resolução do problema recém-definido

Design Thinking ajuda você a fazer as coisas de forma diferente. Isso significa que você não vai simplesmente resolver o problema, ou ainda, que sempre agirá da mesma forma para isso. Esse é o núcleo da geração de ideias inovadoras: a partir de um problema definido, não apenas resolvê-lo, mas criar produtos/serviços/soluções inovadoras a partir dele. E o mais importante é que estas serão criações que realmente fazem sentido para as pessoas.

Use os 5 princípios do Design Thinking para o seu negócio

Basicamente, o processo de pensamento de Design Thinking pode ser dividido em 5 elementos/momentos:

1. Empatia

Todo problema é único. E o que define o seu contexto são as pessoas, com suas necessidades, desejos e valores. No Design Thinking, é preciso desenvolver empatia pelo público, o que significa compreender as crenças, valores e necessidades de sua audiência. Trata-se de observar, ver, ouvir, interagir e entender o público.

2. Entendimento

Neste momento, deve ser processado tudo o que você aprendeu com seu público. E isso feito, você deve compilar este aprendizado em insights, conexões e padrões. Assim, é definido o desafio real que a empresa está enfrentando e, com isso, as possíveis soluções.

3. Ideação

É uma fase de brainstorming, ou em bom português “tempestade de ideias”. Neste momento, com o problema corretamente definido, a equipe pode dar asas à imaginação visando sanar o problema.

A partir daí, é possível ainda criar uma solução inovadora e altamente competitiva, que proporcionará uma experiência otimizada ao seu público. Uma dica que damos é criar uma equipe multidisciplinar para enriquecer as ideias com visões diferentes, mas complementares.

4. Protótipo

Agora é o momento de pegar as melhores ideias e pô-las para testes. O protótipo pode começar apenas com desenhos e simulações das melhores ideias e evoluir até a realização de produtos finais.

Esta etapa em que você realiza a construção do protótipo ainda será de aprendizado. Ela vai ajudar a elucidar o problema ainda mais, fornecendo novos insights ou novas soluções.

5. Teste

Esta é a fase de verificar se as suas possíveis soluções vão atender os desejos e as necessidades do seu público. Um fato importante é que as equipes devem encarar esta etapa como aprendizado e não como ponto final. Portanto, deve-se estar atento a novos insights e, o mais importante, deve-se manter a empatia com o público.

Agora que você sabe o que é Design Thinking, pode aplicá-lo e criar produtos incríveis para as as pessoas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e participativos, por isso, esta metodologia permite as organizações se alinharem com seus clientes.

 

Marketing-digital-passo-a-passo-completo-para-iniciantes-postspot-cta-724x183

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar