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O que é escaneabilidade e como aplicar no texto?

O que é escaneabilidade e como aplicar no texto?

A concorrência pela atenção de seu cliente é grande na internet. Para ajudar a criar um conteúdo mais atrativo, existe a escaneabilidade. Saiba mais sobre essa técnica a seguir!

Será que o texto de seu conteúdo está sendo produzido da melhor forma possível para ser lido por seu público de interesse? Conforme estudo, o volume de dados criado nos últimos anos já é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade! Assim, a competição pela atenção e pelo interesse de seu cliente é grande, exigindo um esforço para que o conteúdo disponibilizado seja cada vez mais atrativo e relevante. Entre as técnicas utilizadas para isso estão as estratégias de escaneabilidade, que são essenciais para que o leitor possa ser impactado mais assertivamente pelo seu conteúdo.

No post de hoje, você saberá mais sobre como a escaneabilidade pode ser importante para a sua produção textual. Descubra, também, qual é a importância de um texto escaneável para o tráfego de seu site. Confira!

Afinal, o que é a escaneabilidade?

A escaneabilidade é o conjunto de técnicas que garante que seu conteúdo seja acessível e lido com facilidade. Ou seja, otimizar seu conteúdo para que ele tenha um texto simples e fácil de entender.

A experiência de leitura do usuário, atualmente, passa por dois importantes aspectos:

  • Dinamismo: a visualização do conteúdo digital é ágil e intensa. É comum que seu público tenha diversas abas em seu navegador. Ou seja, é preciso fisgar o interesse da pessoa rapidamente.
  • Tempo: o consumo de conteúdo, hoje, tem uma janela de tempo limitada. Por isso, o usuário sempre busca otimizar o seu período de leitura.

A mídia de leitura digital também transformou o comportamento de leitura. Isso pode ser visto por meio da mudança nos padrões de leitura:

  • Padrão de leitura em Z: o olho do leitor é direcionado primeiro para o canto superior esquerdo. Depois, para o canto inferior direito. Por fim, o leitor volta para o canto superior esquerdo. É o padrão tradicional para materiais físicos.
  • Padrão de leitura em F: o olho do leitor passa por duas leituras horizontais dos dois primeiros parágrafos. Depois, ele se direciona para o lado esquerdo da página. É um padrão de leitura mais dinâmico, comum para o conteúdo online.

Esse padrão de comportamento é automático e feito de maneira inconsciente. Seu leitor analisará o conteúdo rapidamente. Caso não seja relevante, com certeza ele irá para a próxima aba e fará uma nova busca. Para a escaneabilidade, levar esse hábito em conta faz toda a diferença para a produção de seu conteúdo.

Qual é o impacto da escaneabilidade no tráfego do site?

Quando é feito o planejamento da produção de um conteúdo, a intenção é que ele possa ser atrativo para o leitor e os motores de busca. Técnicas de escaneabilidade aliadas a estratégias de SEO podem aumentar a chance de seu texto ter mais sucesso.

A maior fonte de tráfego de um site parte de um site de busca. A escolha de palavras-chave e a análise do resultado são etapas comuns durante a navegação de um conteúdo, por exemplo. A palavra-chave deve surgir naturalmente no texto, com destaque no primeiro parágrafo e em subtítulos – essa técnica ajuda a otimizar o entendimento sobre o tópico principal do texto.

A falta de escaneabilidade pode afastar seu público. Isso reduz o potencial de tráfego gerado pelo conteúdo. Já sites com boa escaneabilidade podem aumentar o tempo que um usuário passa em seu canal. Com isso, métricas como tempo de permanência têm a oportunidade de crescer!

Outra métrica que a escaneabilidade impacta no tráfego do site é na diminuição do bounce rate. A taxa de rejeição pode ser diminuída quando seu conteúdo é atrativo e faz com que as pessoas tenham interesse pela sua solução.

O que o texto precisa para ser escaneável?

Um texto pode utilizar a escanabilidade para permitir uma leitura mais fluida e relevante para seu público.

Um texto escaneável geralmente tem:

  • O tamanho ideal: analisar a profundidade do tema e as ideias principais fazem seu texto ser mais escaneável. Um texto de 500 palavras, por exemplo, tem uma média de 2 minutos de leitura. Procure tamanhos adequados ao formato de seu conteúdo.
  • Parágrafos curtos: grandes blocos de texto batem de frente com e escaneabilidade de seu conteúdo. É preciso que seu público identifique o tema e tamanho do texto rapidamente. Geralmente, um limite de 4 linhas é o bastante, sempre com flexibilidade para que seu conteúdo não seja prejudicado.
  • Estrutura dividia em subtítulos: subtítulos ajudam na escaneabilidade por fazerem o texto fluir. Com uma divisão clara, seu leitor pode entender o tema e até mesmo focar na parte de maior interesse. Nesse caso, é importante manter pelo menos 3 subtítulos internos.
  • Frases simples e curtas: é importante ter espaços de respiro em seu texto. Para criar esses espaços, a escaneabilidade visa trechos menores e de fácil absorção. Essa simplicidade, por sua vez, reflete em suas métricas e performance de seu site.

Seu conteúdo é escaneável? Como você garante que os textos de seu site, blog e materiais diversos têm boa escaneabilidade? Compartilhe sua experiência conosco deixando seu comentário. Até a próxima!

 

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Este post tem 2 comentários

  1. Sou iniciante na produção de textos para a web e ainda não tenho a vivência necessária para responder a questões colocadas.
    Mas este post vai contribuir muito – certamente – com a melhoria da minha produção futura, em especial pela clareza e plausibilidade científica que aparenta respalda-lo.
    Agradeço muito pelo generoso compartilhar do conhecimento e lhes desejo um continuado e progressivo sucesso.

    1. Que bom que gostou do conteúdo, Jorge! Qualquer coisa que precisar em seu desenvolvimento conte com a gente! Abraços!

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