O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

Sem tempo para ler? Nós da PostSpot narramos esse texto para você! Clique no player abaixo:

O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem se destacando e conquistando o seu lugar nos últimos anos. Certamente, você já ouviu o termo por aí, mas pode ser que tenha dúvidas sobre o seu significado e quais resultados pode trazer para o seu negócio. É o seu caso?

Então, vamos lá! Até alguns anos atrás, as organizações atuavam de maneira ativa para atrair clientes, enquanto os clientes tinham um papel mais passivo. Hoje, o público passou por um processo de empoderamento – tanto de conhecimento, quanto de ações – e, antes mesmo de ter o primeiro contato com a sua marca, já busca informações a respeito dela.

Isso significa que utilizar as mesmas ferramentas de marketing não é mais suficiente para manter os consumidores interessados em sua marca. É preciso criar uma estratégia campeã!

Neste contexto, o marketing de conteúdo é o elemento utilizado para atrair um público qualificado para a sua empresa.

A seguir, você saberá mais a respeito de marketing de conteúdo e entenderá como o seu negócio pode se tornar uma referência. Confira!

Qual é o conceito de marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para atrair a atenção dos clientes. Diferentemente das propagandas tradicionais, ele aposta na produção de conteúdo relevante e de qualidade para atrair, entreter, informar e educar o público-alvo da empresa – e tudo isso de forma não invasiva e mais segmentada.

O conteúdo pode ser produzido em diversos formatos: vídeo, áudio, texto, entre outros. Ele ajuda a marca a ganhar mais visibilidade e credibilidade e auxilia em todas as etapas do processo de compra.

Por meio das informações recebidas, o cliente tem suas dúvidas esclarecidas e se sente mais seguro para adquirir produtos e serviços. Isso tudo ajuda a desenvolver uma imagem positiva do negócio e conquistar um número cada vez maior de clientes engajados com a sua marca.

Qual é a origem do marketing de conteúdo?

Quando você ouve por aí a respeito de marketing de conteúdo, logo pensa nas redes sociais e nos blogs, não é mesmo? Mas, na verdade, essa estratégia é utilizada há muitos anos, muito tempo antes de os usuários sonharem com perfis no Facebook ou canais no YouTube!

Afinal, essa estratégia nada mais é do que uma habilidade de contar histórias para conquistar seu lugar no dia a dia da sua persona.

A origem do marketing de conteúdo é creditada à John Deere. Em 1895, a empresa criou e distribuiu pela primeira vez a sua revista The Furrow. Contrariando os modelos tradicionais de catálogos, seu objetivo principal não era vender mais produtos, mas, sim, educar os fazendeiros a respeito das novas tecnologias e das melhorias do setor para que eles se tornassem profissionais cada vez melhores.

O resultado? Um conteúdo rico que despertou o interesse dos fazendeiros e ajudou no fortalecimento da marca. Prova disso é que a revista continua com a sua circulação a todo vapor até hoje.

De lá para cá, diversas empresas seguiram a mesma estratégia. Michelin, Sears, P&G, Nestlé, Hasbro, Marvel, entre outras, foram precursoras desse modelo de marketing cada vez mais utilizado por quem deseja obter um crescimento sustentável e contínuo.

Quais são as principais características do marketing de conteúdo?

Um dos principais erros cometidos por quem deseja implementar o marketing de conteúdo é acreditar que basta criar uma página corporativa em alguma rede social e escrever algo quando der na telha e esperar resultados mágicos!

É preciso planejar o que será publicado, quando, em qual canal, para quem e quais os resultados pretendidos.

Trabalhar com marketing de conteúdo envolve planejamento, execução e mensuração constantes.

Quais são os benefícios que o marketing de conteúdo pode gerar para o seu negócio?

O marketing de conteúdo, se bem conduzido, pode trazer diversas vantagens. Confira as principais:

  • Aumentar a visibilidade.
  • Melhorar a interação com a marca.
  • Reduzir os custos com a aquisição de clientes.
  • Otimizar o relacionamento com o público-alvo.
  • Nutrir a base de leads.
  • Conquistar “embaixadores” da sua marca.
  • Ganhar a confiança do público.
  • Melhorar a experiência do pós-venda.
  • Potencializar o posicionamento da marca.

Quais são as principais ferramentas do marketing de conteúdo?

Para gerar um conteúdo de qualidade que irá atrair a atenção da persona de sua empresa, você pode utilizar:  um blog corporativo, redes sociais, emails, ebooks, webnars, infográficos, templates, vídeos, entre outros formatos.

Tudo isso ajudará a melhorar a visibilidade da sua empresa e a gerar mais leads em sua estratégia de marketing digital.

O marketing de conteúdo é uma estratégia extremamente importante no cenário atual para empresas de todos os portes e segmentos. Por meio dela, a sua marca pode se tornar uma referência através da divulgação de conteúdo a respeito do seu nicho de mercado. A partir das informações compartilhadas, você mostrará aos clientes que a sua empresa pode ajudar na solução de problemas específicos e irá converter novas oportunidades de negócio.

Com o tempo, você perceberá o crescimento e os resultados de qualidade obtidos, além de se tornar uma referência no seu mercado de atuação!

Gostou do post e quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e não se esqueça de acessar nossos outros artigos! Até a próxima!

 

 

Fechar