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Métricas são o embasamento das novas direções e estratégias de seu negócio. Em marketing de conteúdo e marketing digital, toda otimização depende de métricas precisas e um monitoramento constante das táticas usadas para conversão em etapas distintas da sua estratégia. A seguir, você saberá mais sobre como definir uma taxa de conversão e qual é sua importância ao mensurar resultados em sua estratégia de marketing. Confira!

Definindo a taxa de conversão

Em linhas gerais, a métrica da taxa de conversão é utilizada para medir resultados. De acordo com o objetivo de sua empresa, essa métrica pode representar informações totalmente diferentes.

A conversão, nesse caso, pode ser qualquer ação que esteja sendo monitorada. O retorno de cada investimento realizado conta para sua taxa de conversão. Por isso, é preciso que haja um foco maior na métrica!

Ao trabalhar sua estratégia de marketing digital você pode, por exemplo, querer saber o retorno do investimento realizado em seu blog. Ou, em uma equipe de vendas, saber o tempo entre a abordagem inicial e o fechamento das vendas. Tudo depende de como sua estratégia está estruturada e quais são os objetivos e as metas a serem alcançadas.

Calcular a taxa de conversão é parte de uma análise de dados e métricas que pode ser aplicada em diversas etapas. Em um funil de vendas, por exemplo, certamente você precisará saber a taxa de conversão de ações em e-mail marketing, ou nos materiais ricos que estão sendo baixados pelos seus visitantes.

A taxa de conversão permite um diagnóstico, um ponto de atuação que deve ser priorizado. Com uma taxa de conversão, é possível mensurar de forma precisa os pontos fracos de sua estratégia e ajustá-los de acordo com o que sua empresa busca.

Tipos de conversão utilizados em uma estratégia de marketing

No processo de Inbound Marketing, é possível enxergar tipos de conversão que são base de toda a estratégia. O começo de todo o caminho está na geração de leads. As taxas de conversão de visitante para lead, de lead para oportunidade, e de oportunidade para vendas, são ótimos exemplos disso. A taxa de conversão a ser monitorada pode, claro, estar entre essas etapas do funil de venda, podendo ser explorada mais de perto de acordo com a necessidade de seu negócio.

Se um blog, por exemplo, recebe 20.000 acessos em um período e 600 assinaturas de newsletter, calcula-se uma taxa de conversão de 0,03% na conversão de visitantes do blog para leads.

A importância da taxa de conversão em seu segmento

É comum que, inicialmente, ainda não haja um referencial predefinido sobre a taxa de conversão ideal. Todo o trabalho de monitoramento e análise de métricas precisa de contexto. Esse contexto dependerá de seu mercado ou segmento de atuação. Nesse sentido, um bom benchmarking é importante aliado da força de sua taxa de conversão.

A importância da taxa de conversão é que seu bom desempenho guia uma gestão. Ações de marketing da empresa podem ter seus resultados mensurados. Esforços e investimentos em novas estratégias são otimizados, pois sua equipe tem nas mãos as métricas necessárias para entender os leads e as oportunidades a serem encaradas.

Você gostaria de maiores informações sobre como avaliar a taxa de conversão de sua estratégia? Você sabe quanto seu site e suas ações de marketing de conteúdo geram de retorno para sua empresa? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e continue acompanhando o blog da PostSpot!

 

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