Possivelmente você, ao procurar soluções para agilizar seus processos, se deparou com essa sigla. Mas você sabe o que significa CRM – também chamado Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente? Como essa gestão está sendo administrada em seu negócio?

Para auxiliá-lo com essas questões, confira a seguir mais sobre como adotar uma solução de CRM pode ajudar a otimizar a rotina e os resultados de sua empresa, confira!

Conceituando CRM

Possivelmente, mesmo sem nunca ter conhecido essa sigla, sua empresa deve possuir uma necessidade de promover uma interação mais profunda com seu cliente, não é? Mesmo que de forma orgânica e sem planejamento ou controle, toda empresa demanda práticas e processos focados no cliente.

Geralmente, o CRM cobre três frentes principais em suas estratégias: marketing, área comercial e área de serviços e produto. Tarefas e processos de gestão que ocorrem nessas áreas podem gerar dados e informações úteis para toda empresa. É papel de um bom CRM permitir um banco de dados que possa ser útil para gerar insights e promover tomadas de decisão mais assertivas de toda a empresa.

O CRM é o conjunto de diferentes estratégias, táticas e tecnologias com foco no cliente. Empresas de todos os portes podem implementar, em seu dia a dia, softwares, sistemas, metodologias e técnicas transformadoras de CRM.

Dessa forma, pode-se gerenciar e analisar interações, trabalhar com as principais necessidades de seu cliente e muito mais.

E os resultados que isso pode gerar para o seu negócio? Uma pesquisa aponta que o sistema de CRM possui o potencial de aumentar mais de 300% a conversão de leads e de diminuir os custos de vendas e marketing em 23%. Além disso, outro estudo registrou incremento de quase 70% na satisfação dos clientes diretamente relacionado ao uso do CRM pelas equipes de vendas.

Agora que você sabe o que é e quais são os benefícios do CRM, conheça algumas das soluções mais utilizadas no mercado.

1. Salesforce

A Salesforce, considerada a empresa mais inovadora em 2013 segundo a Forbes, investe em CRM há mais de 15 anos.

Conta com um sistema baseado na nuvem, isto é, disponível em qualquer aparelho com conexão com a internet. Funções como acompanhamento e gerenciamento de informações, relatórios e comunicação interna são oferecidas a seus clientes.

A Salesforce também conta com um atendimento bem conceituado, oferecendo agilidade em seu processo.

2. Oracle

A ferramenta da Oracle é bastante difundida no mercado. Além dos diversos serviços e soluções para gestão, a empresa oferece o serviço Sales Cloud, sistema de CRM baseado em vendas.

A plataforma conta com planos para diversas necessidades, oferecendo relatórios analíticos e até mesmo ferramentas para a criação de campanhas.

3. Hubspot CRM

Conhecido por oferecer ferramentas e conteúdo sobre marketing digital, o CRM do Hubspot é um serviço intuitivo e totalmente gratuito.

O sistema de CRM permite que você organize os processos e as demandas de sua equipe, estabeleça metas e tenha todas as informações sobre sua base de dados ou um cliente em específico centralizadas em apenas um local.

Mas qual software de CRM eu devo utilizar?

Na realidade, a ferramenta ou o software de CRM a ser utilizado não é o que faz com o que a gestão funcione. É preciso avaliar se suas metas estão de acordo com o escopo da ferramenta.

Em alguns casos, por exemplo, um serviço gratuito de organização já basta. Em outros casos é preciso lidar com um grande volume de leads e clientes e aqui uma solução mais completa e robusta garantirá bons resultados.

O importante é que a cultura de sua empresa já esteja, em sua base, desenvolvendo processos que valorizem seu cliente. Com uma base estruturada, será bem mais fácil adotar um sistema de CRM, fazendo com que suas ferramentas e tecnologias estejam alinhadas com o dia a dia de sua organização.

Outro ponto que deve ser considerado ao adotar uma solução de CRM é a integração com as ferramentas já utilizadas por sua empresa.

Serviços como o Trello e o RD Station, por exemplo, têm integração com plataformas de CRM que podem auxiliar o uso da ferramenta por sua equipe, tornando os impactos de adaptação menores.

Ainda em dúvida sobre a ferramenta de CRM ideal? Muitas opções e nada parece encaixar na realidade de sua empresa? Entre em contato com a PostSpot e agende uma conversa!

 

Marketing no Facebook - PostSpot

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu