Quando se fala sobre marketing digital, é constantemente citado o termo lead. Mas você sabe exatamente qual é o conceito de lead e como ele pode impactar em suas conversões e nos resultados de sua empresa?

Descubra tudo isso no post de hoje!

Afinal, o que é um lead?

Em linhas gerais, lead é alguém que, para ter acesso a um conteúdo de sua empresa (fazer download de um ebook, assistir a um webnar, etc.), fornece informações de seus contatos (nome, e-mail, telefone, entre outros).

Ele faz isso porque quer acessar sua oferta de conteúdo. Ele vê valor nesse material e quer saber mais sobre sua empresa, estando disposto a iniciar uma conversa, um relacionamento.

Assim, um lead nada mais é do que converter um número em oportunidade de negócio. Quando você cria conteúdo qualificado em sua estratégia de marketing digital, é possível oferecê-lo em troca de informações de seu cliente. Ou seja, sempre que é demonstrado um interesse por sua empresa a partir desses conteúdos, um lead pode ser gerado.

Normalmente, um lead surge em diferentes estágios da jornada de compra. Isso significa que, dependendo da oferta, é esperada um determinado volume de clientes em potencial.

Um lead é despertado a partir do interesse de um visitante por sua empresa. Isso pode ser realizado com diferentes táticas de marketing digital. A geração de leads é uma das principais etapas do Inbound Marketing.

O papel do lead no Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como base de sua metodologia atrair o cliente oferecendo conteúdo útil em troca. Ao atrair seu visitante com conteúdo, cria-se uma interação. Assim, a geração de leads é uma etapa essencial para o Inbound Marketing. E isso gera bons resultados: Inbound gera quase 55% mais leads do que técnicas de marketing tradicional.

Ao receber informações sobre seus visitantes, a geração de leads torna-se uma importante etapa estratégica. Além dos contatos serem utilizados para a venda de produtos e serviços, são informações úteis para a otimização de processos internos e geração de insights para seu negócio.

 

A relação entre marca e leads

No meio digital, você atrai público de diferentes origens. Dessa forma, há um alcance muito maior de pessoas que serão atraídas para sua marca. A geração de lead é importante para que a mensagem de sua marca seja transmitida de forma adequada e lucrativa. Toda ação que oferece um conteúdo gratuito visa transformar um visitante casual em potencial cliente.

A busca de informação pela Internet já é uma etapa preliminar fundamental na jornada do lead. Ao procurarem essa informação, é importante que a marca saiba delimitar sua presença sem que a informação perca sua eficácia.

Leads são gerados por meio de conteúdo. Para que um lead seja qualificado para a marca, é preciso que ele conheça profundamente o produto ou serviço. A etapa em que o lead é convertido em cliente exige sua plena confiança na marca.

Para uma boa gestão de marca por intermédio da geração de leads, é preciso definir a melhor estratégia. Isso será feito de acordo com os o processo de vendas e os objetivos que sua empresa pretende atingir.

 

Sua empresa já investe em estratégias para nutrir seus leads? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários. Até a próxima!

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