+55 (35) 3722-7911

Você já deve ter ouvido a máxima de que é preciso ir onde seu cliente está, certo? E, hoje, seu cliente provavelmente está nas redes sociais!

Conforme dados recentes, já são mais de 100 milhões de brasileiros nas redes sociais. Se essa grande audiência em potencial não é motivo suficiente para sua empresa também participar desse movimento, confira outras razões, a seguir!

Motivos para sua empresa estar nas redes sociais em números

  • O Brasil é o país que mais utiliza redes sociais na América Latina. Gasta-se mais de 650 horas por mês em redes sociais.
  • Até 2020, a previsão é que haja 313,6 milhões usuários de redes sociais na América Latina.
  • Um estudo demonstrou que 60% das pessoas sentem-se mais motivadas a saberem mais e consumirem produtos após lerem conteúdos relevantes sobre eles, por exemplo, nas redes sociais.
  • 95% dos participantes de uma pesquisa afirmaram que preferem comprar de marcas que fornecem conteúdo durante seu processo de compras.

Planejamento de sua presença nas redes sociais

Vimos que é importante sua marca estar nas redes sociais. Mas é preciso planejar essa presença.

O planejamento de suas redes sociais impacta totalmente a forma como o conteúdo de sua empresa é distribuído. Apesar disso, um erro comum de toda empresa que inicia estratégias de conteúdo digital é tentar utilizar todos os canais gratuitos disponíveis.

Para ajudá-lo nesta etapa, saiba mais sobre a importância das diferentes mídias sociais, porque e como sua empresa pode explorar cada uma delas.

Características das redes sociais em sua estratégia de conteúdo

A razão principal para estar nas redes sociais é utilizá-las como fontes estratégicas para alcançar os objetivos de sua empresa. Dentre esses objetivos, a definição de redes sociais a serem utilizadas pode influir em seus resultados. Por isso, é importante conhecer a fundo como cada uma delas funciona e o que podem oferecer.

As redes sociais de sua empresa, dependendo da estratégia seguida, podem trabalhar, por exemplo, apenas com distribuição de conteúdo. No entanto, mesmo nesse caso, é preciso saber se elas atendem ao público e perfil que sua marca pretende atingir.

Conheça, a seguir, as redes sociais mais utilizadas pelas empresas e algumas de suas maiores vantagens:

Facebook

A maior entre as redes sociais. Somente no Brasil, o Facebook conta com 62 milhões de acessos diários. A abrangência do Facebook é tamanha que, independentemente da abordagem de sua empresa, sua presença na rede social acaba sendo positiva.

O conteúdo do Facebook é visualizado de forma dinâmica. Isso significa que cada usuário tem uma experiência personalizada. Os algoritmos do Facebook buscam priorizar quais são os conteúdos mais relevantes para aquela pessoa, com base em dados de navegação.

É preciso ter em mente que, ao estar presente no Facebook, a empresa deve ser relevante para seu público. Um excesso de postagens ou simplesmente compartilhamentos de links e publicações de outras páginas não bastam. Adequando-se à linguagem de seu público, o perfil de Facebook da sua empresa pode ser um sucesso em sua estratégia de conteúdo!

Instagram

Exclusiva de dispositivos móveis, o Instagram tem o Brasil como seu segundo maior público de usuários cadastrados. Sendo uma empresa Facebook, o Instagram permite a integração de suas redes sociais. Isso significa que suas campanhas de mídia paga, por exemplo, podem utilizar os mesmos parâmetros de segmentação, caso isso faça sentido.

A vantagem do Instagram é, obviamente, o fato de ser uma rede social visual. Por conta dessa natureza, conteúdos com base em geolocalização ou focados em contar uma história ganham um destaque maior. Segmentos como moda e turismo, por exemplo, também se encaixam na proposta. Obviamente, isso não impede que você seja criativo com o seu público que utiliza o app!

LinkedIn

Dentre as redes sociais, o LinkedIn é a que mais se destaca no segmento corporativo. Por isso, estratégias que envolvam o RH explorar o canal para recrutamento e troca de experiência profissional podem ser uma boa ideia.

Além disso, o LinkedIn é um ótimo espaço para ter informações e insights proveitosos sobre o seu mercado de atuação. Utilizar o espaço para comunicar-se com profissionais qualificados é uma boa receita pra alcançar o sucesso.

Twitter

Imediato e palco no qual todos se reúnem para comentar os maiores eventos do entretenimento, política e demais assuntos do momento.

Sua empresa pode se aproveitar do tráfego para encontrar possíveis clientes. O canal pode ser utilizado, por exemplo, como uma distribuição de conteúdos assim que eles forem publicados. Ou ainda, ser um canal de relacionamento direto com o cliente. A rápida interação da rede permite que o Twitter seja uma alternativa para uma interação mais ágil e direta com o cliente.

Considerações finais

Estratégias diferenciadas fazem com que sua comunicação se destaque de acordo com as redes sociais selecionadas. Considere investir na automatização de agendamentos e determinados posts. Dessa forma, você e sua equipe poderão investir criativamente em sua gestão de conteúdo inbound efetivo.

Cada uma das redes sociais possui uma linguagem própria. O segredo para sua empresa triunfar é saber falar essa língua, mas conciliando diferentes formatos sem perder a força de seu valor de marca.

E então, pronto para inserir sua empresa nas redes sociais? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

 

Marketing no Facebook - PostSpot

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu