Ações de marketing tradicional possuem uma desvantagem evidente em relação ao marketing digital: dificuldade de monitoramento e análise.

Algo que torna o marketing digital atrativo, além de sua exigência menor de investimento, é a possibilidade de análise dinâmica. Os diferentes canais utilizados pelo marketing digital sofrem um fluxo de dados em um ambiente controlado. Esse controle gera oportunidades estratégicas únicas para o seu negócio.

A coleta e análise de dados em um site como o Facebook ou em um blog, por exemplo, pode ser importante para a forma como sua empresa se apresenta para o mercado e para seus clientes e gera resultados. Saiba mais a seguir!

Analisando o tráfego direto nos canais de marketing digital

Pode-se dizer que um dos fatores essenciais para que o marketing digital gere resultados é a riqueza de dados. A partir da origem do canal traçado, pode-se implementar estratégias e ajustar ações de marketing.

O tráfego direto, no entanto, surge como um grande mistério em sua análise. Considera-se tráfego direto todo acesso feito sem intermédio de nenhuma fonte. O problema é que, geralmente, existem fatores que deturpam essa métrica em ferramentas de análise, como o Google Analytics.

Por conta disso, é preciso sempre analisar o dado de tráfego direto de forma inteligente, aliada a outras ações. Margens de erro e falta de checagem sobre suas soluções de monitoramento de marketing digital podem prejudicar sua leitura e sua performance comercial. Por isso, é necessário sempre considerar o tráfego direto realizado em suas principais páginas e em conjunto com os demais dados.

Link Building e SEO no marketing digital de seus canais

A forma como os links são exibidos em buscas do Google são um importante canal de marketing digital. É por meio dessa métrica que seu algoritmo define sites com maior credibilidade e relevância para aquilo que seu lead procura.

Por isso, ao analisar o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites), na verdade o que está sendo avaliado é a própria qualidade de seu conteúdo. Quanto maior a relevância de seu conteúdo, mais palavras-chave de seu interesse serão utilizadas pelos usuários em buscas orgânicas.

Mídias sociais: conteúdo e relacionamento no marketing digital

Os canais de mídias sociais são amplamente utilizados pelos mais diversos perfis de públicos. É a chance que seu cliente tem de poder aproveitar um canal que ele utiliza constantemente para interagir com sua marca.

É importante analisar os dados das mídias sociais além das chamadas métricas de vaidade, isto é, dados que não geram insight ou fundamentam seu processo de tomada de decisão. Isso dependerá, claro, do contexto e da ação a ser analisada. Por se tratar de uma ação que valoriza conteúdo e relacionamento, dados como engajamento e interações podem contar muito mais do que simplesmente número de acessos.

Além disso, é importante que a análise dos canais de mídias sociais seja completa. É igualmente importante que o setor de vendas possa saber qual é o impacto do marketing digital da empresa em converter leads com os canais de mídias sociais e direcioná-los para o canal de vendas de seu negócio.

Mídias pagas: aproveitando o melhor pelo menor investimento

Mídias pagas são canais do marketing digital que aproveitam a mesma vantagem de monitoramento e análise de suas outras ações. Isso beneficia também a margem de investimento, que é largamente inferior a ações tradicionais, porém gerando um retorno maior.

A análise de mídias pagas em marketing digital é necessária. Uma parte integrante das campanhas de mídia paga como Google Adwords e Facebook Ads precisa de ajustes e mudanças pontuais ao serem distribuídas.

A métrica do CPM (Custo Por Mil) das mídias pagas é impactada justamente pela análise de dados. A partir da análise podem ser exploradas as melhores palavras-chaves e segmentações ideais para que a conversão de cliques em vendas possa crescer.

Email marketing, um importante canal para segmentação

Analisar os dados de suas ações de email marketing pode gerar insights importantes sobre o perfil de segmentação de sua campanha. Em relação a campanhas não segmentadas, o email tem uma taxa de abertura 14,32% maior.

Embora seja um canal de marketing digital anterior ao advento das mídias sociais, sua utilização ainda é de grande importância para gerar fidelização e melhor o alinhamento de seus leads. Neste ponto, a análise de dados é importante justamente para monitorar pontos de contato.

Saber quantos chegaram a seu site por conta de um link colocado em uma newsletter, por exemplo, pode fazer com que sua segmentação de público seja impactada, permitindo um alinhamento melhor de seu marketing digital com ações de email e mais oportunidades de venda, com um canal mais próximo e atrativo.

Conclusão

Sua estratégia de marketing digital tem como maior base os dados. Coletar os dados corretos permite que você avalie o desempenho de sua marca com seu público e realize ajustes em tempo real que garantam o sucesso de suas ações digitais.

Além disso, estabelecer metas parte de uma análise coesa dos principais canais de sua estratégia de marketing digital. Saber aproveitar as métricas faz com que seu processo se otimize e continue rentável.

Quais são os principais canais de sua análise de dados? Sua empresa tem experiência em trabalhar com métricas e dados em marketing digital? E com marketing de conteúdo? Compartilhe sua experiência nos comentários ou contate-nos. A Postspot adoraria saber mais sobre você!

Avaliação gratuita de marketing digital - PostSpot

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu