É hora de acabar com suas dúvidas sobre a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo! Compreenda melhor esses conceitos no post a seguir!

Um erro comum no primeiro contato com o universo do marketing é se confundir e não compreender a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Com certeza, você já deve ter ouvido esses dois conceitos serem mencionados quando se fala de estratégias de marketing, principalmente no digital. Muitos, erroneamente, tratam ambos como se fossem sinônimos de um único conceito.

Embora Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing tenham suas semelhanças, é importante saber que são conceitos e estratégias diferentes. A seguir, você entenderá cada um desses conceitos separadamente e como utilizar cada um deles. Assim, ao entender a relação, suas estratégias de marketing poderão atingir seu objetivo com muito mais clareza! Preparado?

O conceito de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também chamado Marketing de Atração, está alinhado com o comportamento do cliente atual. Em vez de prospectar e correr atrás de seu cliente, o Inbound Marketing gera ações atrativas. A ideia é fazer com que o cliente, ao procurar informações, encontre a resposta daquilo que precisa. Essa resposta, por sua vez, pode estar ligada à solução de sua empresa.

No Inbound Marketing, existe o chamado funil de vendas. Esse funil de vendas acompanha o visitante de seu site, blog ou qualquer outro canal ou ação. De visitante, ele passa a ser lead, isto é, alguém que ofereceu informações sobre si mesmo em troca da informação que ele precisava. Leads são qualificados com o conteúdo gerado pela empresa e, com a oportunidade nutrida, tornam-se clientes.

Todo o processo do Inbound Marketing existe para criar um maior controle do funil de vendas. Trata-se de uma estratégia baseada em sistemas. Sistemas esses que podem ser previstos e escalados de acordo com a necessidade de seu negócio.

O conceito de Marketing de Conteúdo

Você pode ter notado que o termo “conteúdo” já foi citado rapidamente acima. Isso acontece porque, estruturalmente falando, o Marketing de Conteúdo está dentro da estratégia de Inbound Marketing.

Isso não significa, porém, que não existia Marketing de Conteúdo antes do advento dos meios digitais. Afinal, revistas, catálogos e demais conteúdos offline já tinham uma estratégia de marketing, não é mesmo?

O Inbound Marketing segue a metodologia de atrair e qualificar seus melhores clientes. O Marketing de Conteúdo é a prática dessa atração. Se a busca do visitante de seu site é informação, é preciso oferecer essa informação. Estratégias de Marketing de Conteúdo, no meio digital, incluem ferramentas como blogs, ebooks, infográficos e uma infinidade de materiais.

Mas como utilizar o Marketing de Conteúdo em Inbound Marketing?

O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair as pessoas. Para atingir esse objetivo, é preciso converter visitantes em clientes e fechar vendas. Nesse ponto, o Inbound Marketing se conecta diretamente ao Marketing de Conteúdo. A forma de realizar a geração dos leads necessários para o Inbound Marketing é investindo em estratégias de Marketing de Conteúdo.

Já o principal objetivo do Marketing de Conteúdo é criar um relacionamento com as pessoas por meio de seu conteúdo. A produção de conteúdo, em si, não necessariamente chama visitantes para um site ou faz com que ele automaticamente compre seu produto. Portanto, é preciso unir o útil ao agradável.

Enquanto a estratégia do Inbound Marketing tem um planejamento mais amplo, o Marketing de Conteúdo tem um foco específico. Esse foco, quando alinhado ao funil de vendas do Inbound Marketing, permite satisfazer preocupações, necessidades e desejos de seu cliente.

Por meio de perfis criados a partir do público-alvo (personas), a estratégia de Inbound Marketing ganha definição. Com o foco da estratégia em personas, é possível atrair o público ideal e qualificar seu cliente da melhor forma possível pelo conteúdo.

Considerações finais

A confusão quanto à diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é compreensível. Afinal, em Marketing Digital, a maior parte visível ao público comum é o conteúdo. Sem enxergar técnicas e o planejamento maior por trás disso, é mesmo difícil desassociar ambos. No entanto, ao compreender as características de cada um dos conceitos e sua relação, é possível medir seu impacto.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo estão diretamente relacionados. Sem o Marketing de Conteúdo, sua estratégia de Inbound Marketing não tem ações necessárias para se mover. Por outro lado, sem o Inbound Marketing, seu conteúdo é apenas um material sem estratégia definida. Sua empresa está pronta para potencializar Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo juntos?

E então, ficou mais clara a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Para saber mais sobre o tema, não deixe de assinar a newsletter e aprender mais sobre estratégias que são vitais para seu negócio. Até a próxima!

Guia Sobre Inbound Marketing: um passo em direção a vantagem competitiva - PostSpot

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu