Quero alavancar minhas ações de marketing digital, mas não tenho verba. Como faço?

Quero alavancar minhas ações de marketing digital, mas não tenho verba. Como faço?

As empresas têm migrado suas ações para o marketing digital. No entanto, para atingir os objetivos é necessário trabalhar de acordo com a realidade de cada negócio.

O marketing digital vem crescendo e está deixando de ser algo inédito para muitas pessoas. Muito disso, é devido a facilidade de acesso do usuário, através de plataformas que permitem interação entre pessoas e negócios. Com isso, as empresas perceberam a necessidade de mudar para este mercado e começaram a direcionar boa parte de seu orçamento para as ações digitais.

Após ser definido a estratégia a ser trabalhada, o planejamento, a persona, e a jornada de compra, as empresas chegam a um impasse comum: a falta de verba para impulsionar suas campanhas.

Como promover o meu negócio com o menor custo possível

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é promover a marca no meio digital. Hoje são muitas possibilidades existentes para a realização de diversas ações no marketing digital.

Uma estratégia bastante eficiente, é o marketing de conteúdo. Através deste, o seu negócio possui mais chance de ser melhor ranqueado nos motores de busca da internet, utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o que acaba aumentando as suas vendas na internet.

O melhor de tudo isso, é que esse ranqueamento ocorre de maneira orgânica, ou seja, sem precisar gastar dinheiro para impulsionar o seu negócio. Mas claro, as regras de SEO devem ser seguidas para obter maior efetividade nesta estratégia.

O que é mídia paga no marketing digital e como funciona

A mídia paga ocorre literalmente de acordo como o próprio nome indica. Você paga para divulgar a sua marca.

Como estamos falando de marketing digital, existem duas plataformas principais de gestão de mídia paga, o Google Adwords e o Facebook Ads. Nestas plataformas você gerencia suas campanhas e seus anúncios, e acompanha os resultados de cada ação. Ambas possuem um dashboard, onde você possui informações gerais sobre a sua conta, como por exemplo, valor gasto, alcance, custo médio por ação, dados demográficos, etc.

Normalmente as empresas utilizam a mídia paga para atrair visitantes para o seu website ou blog. Você pode impulsionar de diferentes formas: anúncios via display, posição nos buscadores da internet, remarketing, engajamento nas redes sociais, compartilhamentos, curtidas, cliques em link, entre outras.

Possibilidades além da mídia paga

Algumas pessoas destinam muita verba para o Google Adwords ou para o Facebook Ads, mas não mensuram o quanto essas ações trazem de retorno para o negócio. Além dessas possibilidades, existem outras formas de divulgar a sua empresa e alavancar o acesso do seu website ou blog de maneira gratuita. Confira:

  • Divulgue seu conteúdo nas redes sociais: as redes sociais conectam pessoas e empresas, por tanto é imprescindível a divulgação de conteúdos de qualidade no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc. Procure por grupos, fóruns de discussão e influenciadores relacionados ao seu negócio, e compartilhe seu conteúdo com eles. Isso ajuda muito no fortalecimento da sua marca;
  • Utilize técnicas de SEO: como já falado acima, o SEO faz referência a um conjunto de técnicas que ajudam o seu website, blog e conteúdos a serem melhor ranqueados nos motores de busca da internet, como o Google, Bing, etc.;
  • Faça parcerias com outros sites e blogs: fazer parcerias com outros websites e blogs relacionados ao seu negócio, pode ser outra maneira bastante eficiente de divulgar a sua empresa. Isso acontece através de guest posts com link para o seu blog (o que acaba ajudando também o SEO da sua página);
  • Envie email marketing: utilize ferramentas de disparo de email para compartilhar seus conteúdos com a sua base de contatos, assim você estará nutrindo sua base, e isso aumenta sua autoridade em seu segmento. É bom deixar um campo de inscrição no seu blog, para que os visitantes se tornem assinantes de sua newsletter. Uma dica: existem plataformas gratuitas de disparo de emails que você pode utilizar!

Através destas dicas acima, você consegue aplicar algumas ações no seu negócio. O melhor é que tudo isso é acessível! O marketing digital exige dedicação e constância nas publicações, por isso demandará maior tempo de você no planejamento, no desenvolvimento de campanhas, e principalmente na criação de conteúdos.

“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” (Aristóteles).

Não existe uma estratégia de marketing digital certa ou uma errada. O que existe são estratégias adaptadas para cada realidade. A intenção é que você coloque essas dicas em prática e comece a captar novos clientes de maneira mais eficiente e gaste o mínimo necessário com isso. Assim você pode investir em outras áreas da empresa, afinal, com o mercado instável é preciso criar novas possibilidades para sobreviver.

Curtiu nosso texto sobre novas possibilidades de ações em marketing digital com baixo custo? Deixe um comentário e compartilhe essa experiência com os seus amigos 🙂

 

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