Manter a concentração no trabalho é um desafio para qualquer redator. Ser freelancer significa ter maior liberdade para definir a sua própria agenda e quantidade de tarefas a realizar. No entanto, essa também pode ser a parte mais desafiadora da vida autônoma.

Sem o ambiente de um escritório, muitos redatores chegam ao fim do dia se perguntando porque não conseguiram realizar todas as tarefas programadas. Tirar o máximo proveito da jornada de trabalho pode ser difícil. São inúmeras as distrações e o ato de procrastinar acaba diminuindo significativamente a produtividade do profissional.

Para ajudá-lo nisso, confira, a seguir, algumas dicas para manter a concentração na hora de escrever. Acompanhe!

1. Fuja das distrações

Quem busca um dia de trabalho eficiente precisa evitar o hábito de consultar regularmente smartphones e redes sociais. Eles são os principais vilões quando o assunto é produtividade e manter a concentração. Uma conversa no WhatsApp, algumas curtidas no Facebook e o ato de checar os e-mails constantemente podem roubar um tempo considerável do seu dia – de com um estudo aponta que o acesso às redes sociais reduz em 25% a produtividade no trabalho.

O termo multitarefa é muito utilizado no ambiente empresarial e tem se tornado uma prática comum no cotidiano das pessoas. Hoje, ao invés de fazerem uma tarefa com atenção total, muitos redatores trabalham fazendo duas tarefas ao mesmo tempo, com metade da atenção. Espalhar seu foco entre várias atividades não apenas reduz a qualidade mas, na verdade, gera uma produtividade menor – uma pesquisa demonstrou que tentar realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode fazer com que se seja 40% menos produtivo.

Dessa forma, bloqueie todas as distrações do dia a dia e faça apenas uma coisa de cada vez. Estabeleça um tempo do dia para ter acesso à internet e ler e-mails, utilize programas para bloqueio de aplicativos que roubam a sua atenção e experimente deixar o celular em modo avião durante atividades que requerem foco total. A produtividade aumentará, juntamente com a qualidade do seu trabalho.

2. Descanse o suficiente

Só porque você é o chefe de si mesmo não significa que você conquistará o sucesso trabalhando ininterruptamente, durante boa parte do dia. Trabalhar por mais de sete ou oito horas diárias não significa que você se tornará bem-sucedido mais rapidamente.

Manter uma rotina de trabalho é fundamental, pois, do contrário, seus níveis de produtividade vão cair, podendo até mesmo afetar a sua saúde. Com isso, a qualidade de suas produções será reduzida, afastando seus atuais e futuros clientes.

A definição de um horário de trabalho fixo cria um sentimento de responsabilidade e valoriza seu tempo, diminuindo a probabilidade de você desperdiçá-lo. Se você decidir começar a trabalhar às 8 horas, em todas as manhãs, levante-se, tome um banho, vista-se e trabalhe a tempo. Siga essa regra e você descobrirá que seu nível de produtividade aumentará imediatamente.

3. Use a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é uma ferramenta de gerenciamento de tempo muito popular entre freelancers. Ela consiste em trabalhar em blocos de tempo, normalmente 25 minutos de duração, seguido de intervalos de descanso de 5 minutos.

Em cada bloco de tempo é exigida atenção concentrada em apenas uma tarefa. Em cada pausa é obrigatório se afastar da tarefa para descansar. Recomenda-se que após 4 blocos de trabalho, você faça uma pausa mais longa, de 10 ou 15 minutos.

Os ciclos podem ser controlados com algum aplicativo no celular ou qualquer outro temporizador, como um timer de cozinha. O resultado esperado é o foco no trabalho, o bloqueio de distrações e a existência de períodos de descanso ao longo do dia.

4. Escute músicas de concentração

A música é um importante aliada para aquelas tarefas que envolvem memória, criatividade e concentração, como é o caso da redação de textos. Ouvir música com pulsos constantes e repetitivos, com volume não muito alto, ajuda a focar em uma única tarefa. Normalmente, músicas clássicas, instrumentais e/ou sem vocais trazem efeitos positivos na produtividade e ajudam a manter a concentração.

Em locais que estão sendo frequentemente perturbados por pessoas que falam, por espirros e tosses ou pelo trânsito, a música pode ser um refúgio para o redator freelancer não se distrair com os sons do ambiente.

Além disso, a prática de ouvir música ajuda a liberar dopamina, o que significa que esta é uma experiência que pode auxiliar o profissional a relaxar, manter a concentração e tornar a execução do seu trabalho mais prazeroso e gratificante.

E você, ainda tem dúvidas sobre como manter a concentração na hora de escrever? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais dicas de produtividade.

 

5 aplicativos úteis para o redator freelancer - PostSpot

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu