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 Ter um perfil em redes sociais ou uma página corporativa já não é tendência – é o esperado para as empresas se relacionarem adequadamente com seu público. Mas será que sua estratégia está gerando resultados relevantes para os objetivos do seu negócio?

Confira, a seguir, como utilizar as plataformas a seu favor e melhorar seus resultados nas redes sociais!

#1. Tenha um conteúdo consistente nas redes sociais

Lidar com redes sociais requer um planejamento de conteúdo bem estruturado. A concorrência se dedica a manter suas redes sociais sempre em evidência para seu público. Considerando que redes sociais como o Facebook têm um alcance orgânico limitado, é importante o agendamento de publicações com antecedência. Dessa forma, é possível impactar e ampliar sua base de clientes.

#2. Construa, nas redes sociais, oportunidades de relacionamento

Criar um perfil nas redes sociais não basta: é preciso participar. Ao definir sua persona, isto é, o perfil semificcional de como é seu cliente ideal, é preciso implementá-la.

Isso significa que sua definição de criação de perfil em redes sociais deverá ser pautada pelo interesse de suas personas. Assim, sua marca deve estar onde está seu cliente. Ocupando esse espaço, é preciso buscar uma forma natural e que não se torne invasiva de conectar-se a esse público.

#3. Redes sociais devem fazer parte da jornada de compra

As redes sociais têm a característica de ser ótimas ferramentas para a jornada de compra de seus clientes. No entanto, 66% dos profissionais de marketing ainda consideram um grande desafio gerar tráfego e leads. Para que sua estratégia seja otimizada nesse aspecto, é importante integrar as redes sociais da melhor forma possível.

Entregar o conteúdo que seu público busca em cada etapa da jornada é essencial. Busque variar os formatos e as ações realizadas em redes sociais. Vídeos, infográficos e outros conteúdos visuais podem ajudar a alavancar seus resultados – uma pesquisa demostrou que as imagens são o tipo de conteúdo mais envolvente no Facebook, por exemplo, alcançando 87% das interações dos usuários.

#4. Estabeleça metas para sua estratégia

Redes sociais carecem de propósito. Apesar lançar um perfil e acreditar que, assim, você aumentará as vendas de sua empresa não condiz com a realidade.

Em uma estratégia de marketing, é preciso estabelecer metas claras. Assim, sua empresa saberá gerenciar a audiência e manter esses canais de contato ativos e alinhados aos objetivos de seu negócio. Lembre-se: não adianta ter um perfil em todas as redes. É preciso foco nos principais e mais relevantes canais de sua estratégia, de acordo com os interesses de sua persona.

#5. Saiba falar a linguagem de cada rede social

A forma como sua marca produz e compartilha conteúdo deve ser adaptada à realidade de cada uma das redes sociais em que está presente. Por isso, saiba utilizar a linguagem e o potencial de cada plataforma à seu favor.

O Twitter, por exemplo, é mais indicado para compartilhamento de links, atendimento ao cliente e conteúdos pontuais. Já o Instagram possui um grande foco em imagem, permitindo conteúdos mais focados em produtos e eventos. Saber adaptar o conteúdo e oferecer algo diferenciado nas redes sociais é vital para melhorar os resultados de seu negócio no ambiente digital.

#6. Aproveite as informações e aprimore processos

Muitas redes sociais se desenvolvem de maneira orientada a experimentos. Assim como outras ações em marketing digital, redes sociais geram dados e podem ser monitoradas por ferramentas de análise desses dados. O Facebook, por exemplo, gera relatórios de métricas em fanpages, além de ferramentas de segmentação para mídia paga.

Com base nisso, é possível medir o sucesso de sua estratégia. Assim, se obtém insights para que as próximas ações tenham os ajustes necessários para um desempenho mais eficiente.

#7. Destaque-se de forma criativa!

A guerra das marcas por destaque nas redes sociais é acirrada. Por isso, é preciso analisar o cenário e descobrir como sua marca pode oferecer algo diferenciado e relevante nesse tipo de canal.

Soluções criativas podem alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo. Imagens, vídeos e postagens podem utilizar o humor ou se manter alinhada às tendências e assuntos mais falados no momento – mas, claro, sem perder a essência de sua marca.

Um exemplo da criatividade na prática é a página da Prefeitura de Curitiba no Facebook (também conhecida como “Prefs”). Ao assumir um posicionamento mais leve e divertido, a página conseguiu engajar os cidadãos a interagirem. Assim, a ação no Facebook ampliou sua base de público em uma categoria que, normalmente, não despertaria interesse.

Sua estratégia nas redes sociais não está trazendo os resultados que você gostaria? Que tal contar com uma equipe especializada para alavancar sua empresa? Entre em contato com a PostSpot e descubra como gerar novas oportunidades de conversão!

Guia do Marketing no Facebook - PostSpot

 

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