O fechamento de um negócio é resultado de um bom processo de vendas. Alinhar sua equipe de vendas e definir bem as etapas de seu trabalho é fundamental para aumentar o faturamento de seu negócio. Para que isso seja implementado com eficiência, é importante aproveitar ao máximo suas ferramentas, metodologias e táticas de marketing e comerciais.

Existem formas de fazer com que sua operação esteja bem focada e atinja seus objetivos de venda. Saiba mais a seguir sobre como manter seu processo de vendas bem estruturado!

Utilize a técnica de personas em seu processo de vendas

Você tem um negócio e sabe o que e quanto cada cliente comprou lá, não é? Portanto, você conhece seu cliente, certo? Errado!

Esse é um erro bastante comum. Muitos empresários acreditam que conhecem seus clientes somente por terem o controle de seus dados de compra, mas desconhecem como eles se comportam fora de seu estabelecimento – se compram também da concorrência, quais são suas necessidades e desafios.

Acredite: esse conhecimento faz toda a diferença na hora de estruturar o processo de vendas e buscar aumentar seu faturamento.

A base que sua equipe de vendas tem para abordar futuros clientes é uma só: informação. Ter a informação correta sobre o perfil de seu cliente ideal será uma grande vantagem e otimizará muito seu processo de prospecção e de relacionamento com o cliente.

A criação das personas permite que sua empresa se comunique exatamente com o seu público de interesse.  É por meio da utilização das informações das personas que sua organização poderá captar leads mais qualificados e fazer com que o processo de atração e conversão de leads em clientes seja mais efetivo e gere aumento de faturamento.

Conheça o processo de compra de seus leads

É imprescindível que sua equipe de vendas tenha uma boa visão da jornada de compra dos leads que pretende converter. Assim, sua estratégia passa a focar e qualificar seus leads com base nos estágios de compra em que eles se encontram. Isso permite que sua equipe tenha leads qualificados e alinhe-se adequadamente com as necessidades e expectativas do cliente.

Elaborar essa jornada não é fácil. Para definir as fases, é preciso entrar na mente do seu cliente. Os canais e as pessoas envolvidas na tomada de decisão, as formas de contato, as perguntas, tudo deve ser analisado.

Treine sua equipe de maneira eficaz

Definir personas e jornadas de compra não é garantia de sucesso. É preciso, ao mesmo tempo, preparar seu time. Sua equipe de vendas deve ter as ferramentas necessárias para analisar e abordar seus leads. Técnicas como análise de métricas, objetivos e estratégias devem ser orgânicos e uma forma de potencializar a entrega de sua equipe.

Um vendedor preparado pode identificar oportunidades e fechar sua venda de forma eficiente. É preciso lembrar, porém, de que o treinamento deve ser consistente como um processo operante e estruturado. Como trata-se de um trabalho contínuo, o treinamento de funcionários da casa e novos talentos deve refletir essa estrutura.

Mantenha sua estratégia de Inbound Marketing alinhada

O Inbound Marketing possui o papel de atrair leads e qualificá-los no funil de vendas. Por meio de conteúdo e materiais feitos sob medida, visitantes tornam-se leads e, se o potencial for cumprido, podem converter-se em clientes. Esses esforços de marketing precisam estar alinhados com o processo de vendas. Do contrário, aumentar o seu faturamento torna-se uma impossibilidade.

Leads nutridos com os conteúdos corretos geram um ticket médio de vendas 47% menor, conforme pesquisa. Monitore canais de origem e faça com que o marketing dê suporte à sua equipe de vendas durante a conversão.

Considerações finais

Quando se cria uma estrutura de vendas, é importante que ela seja flexível e orgânica. Públicos podem se comportar de formas distintas, e ferramentas como personas e Inbound Marketing devem se adaptar a isso.

Aumentar o seu faturamento exige um processo de vendas bem definido e otimizado. Utilize os dados coletados em suas campanhas de Inbound Marketing como munição para a argumentação de seus vendedores. Siga uma estratégia orientada a resolver as dores de seu cliente e satisfazê-lo em sua jornada de compra.

 

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