+55 (35) 3721-7911

A jornada de compra de seu cliente possui uma clara representação nos canais digitais. A estratégia de segmentação permite que sua campanha de e-mail marketing seja mais efetiva. Dessa forma, é possível determinar diferentes públicos em diferentes momentos dessa jornada de compra. Confira mais sobre as possibilidades da segmentação de campanhas por e-mail a seguir!

Por que a segmentação é eficiente?

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas. Conforme uma pesquisa, sua utilização para nutrir leads gera 50% mais leads prontos para fechar venda e a um custo 33% menor do que outras estratégias. Mas para que isso ocorra, é necessário desenvolver uma mensagem relevante para cada perfil de público, conforme seu estágio em seu funil de vendas.

Além disso, a estratégia de segmentação permite que você aproveite o melhor da sua base de contatos. Ao implementar uma estratégia de e-mail marketing, você dispõe de perfis diferentes entre si. Mesmo que o foco da campanha seja um público ideal, haverá uma segmentação específica que poderá ser explorada.

A eficiência da segmentação depende do máximo de informação que sua campanha consegue gerar. Uma estratégia de e-mail marketing que não pode ser mensurada com precisão certamente não trará bons resultados. Por isso, certifique-se de que os dados gerados por sua campanha de marketing digital tenham uma finalidade estratégica.

Segmentação permite que você explore a maior potencialidade de conversão possível em sua campanha de marketing digital. O e-mail marketing segmentado apresenta uma taxa de abertura 14,31% maior do que uma campanha sem segmentação.

Investir em um processo inteligente de análise de dados para segmentação faz sua mensagem atingir o público correto. Uma loja de varejo virtual, por exemplo, não precisaria enviar promoções de móveis para um público que nunca demonstrou interesse na categoria. Uma campanha gera mais vendas quando a segmentação utilizada é a mais adequada, isto é, quando você manda a mensagem certa para o público certo!

Trabalhando diferentes possibilidades de segmentação

Em uma segmentação de campanha por e-mail, é possível direcionar sua mensagem para diferentes interesses, comportamentos e desejos.

O importante é saber realizar uma captação eficiente das informações necessárias para a segmentação. Ferramentas como o Mail Chimp permitem uma automatização e organização dos processos.

Além disso, existem outras possibilidades e oportunidades de segmentação, como:

  •     Personas;
  •      Interação com uma Landing Page ou conteúdo;
  •      Área de atuação do lead;
  •      Estágio de compra;
  •      Pontuação do lead (Lead Scoring)
  •      Ferramentas de automação (como o RD Station)

Independentemente da forma utilizada, é importante que a sua segmentação funcione de maneira dinâmica. Uma segmentação eficiente trabalha informações coletadas de seus leads e as implementa nos processos de sua estratégia.

Existem tecnologias e ferramentas que podem fazer com que sua equipe automatize disparos de e-mail marketing. De acordo com as ações de seu lead, é possível que e-mails específicos sejam programados e disparados. Mas lembre-se: tratar a segmentação de forma estática pode ser prejudicial para sua campanha de e-mail marketing!

Segmentação automatizada e considerações finais

Trabalhar sua estratégia de e-mail marketing com base em segmentação é necessário para melhorar os resultados de sua empresa no ambiente digital. Afinal, a personalização da mensagem aumenta a taxa de abertura do e-mail. Dados mostram que e-mails personalizados representam 18,8% na taxa de abertura. No entanto, para isso, é preciso controlar a automatização.

Disparos automatizados devem considerar os momentos distintos da jornada de compra. Um cliente que deixou de finalizar uma compra, por exemplo, pode receber automaticamente um e-mail lembrando-o disso.

Por outro lado, uma campanha promocional de e-mail marketing deve se adaptar ao engajamento de seu público. Nesse caso, a segmentação automatizada da campanha merece um acompanhamento profissional. É importante que o responsável pelo atendimento ou pelas vendas saiba realizar uma abordagem personalizada com base nos dados de segmentação coletados.

Públicos distintos consomem e reagem ao seu conteúdo de formas diferentes. Saber trabalhar a priorização de seus conteúdos e de como sua campanha de e-mail será disparada é essencial para que a segmentação opere para fortalecer a efetividade de sua campanha.

Quer saber mais sobre a segmentação de suas campanhas de e-mail marketing? Como está o desempenho e a conversão de sua estratégia de disparo de e-mail? Entre em contato e agende uma conversa!


Avaliação gratuita de marketing digital - PostSpot

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu