5 vantagens de fazer Marketing de Conteúdo

5 vantagens de fazer Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma importante peça para a estratégia digital da sua empresa. Com ele, é possível oferecer conteúdos que sejam relevantes para a sua persona através de blog posts, vídeos, eBooks, dentre outros formatos. Assim, é possível atrair mais atenção para a sua marca e até aumentar as vendas. Mas se você quer entender mais e saber quais as vantagens de fazer Marketing de Conteúdo para a sua marca, confira abaixo!

 

1- Atrair novas pessoas para a sua marca

Para atrair novas pessoas que buscam o seu serviço ou produto na internet, é imprescindível que o seu blog, e demais canais digitais, tenham conteúdos de qualidade. Esses conteúdos são os responsáveis por “fisgar” o lead para a sua empresa criar um relacionamento e, futuramente, entrar em contato.

Como fazer?

Um conteúdo de boa qualidade, que esteja alinhado à sua estratégia de marketing, quando postado no seu blog e distribuído nos seus canais está pronto para ser visto pelo seu público de interesse. Lembre-se de aplicar as regras de SEO para conseguir o destaque que ele merece no Google e manter uma periodicidade bacana de postagem. Assim, quando o seu público buscar algo relacionado ao tema do conteúdo, ele será encontrado e você será referência para o seu potencial cliente.

 

2- Desenvolver relacionamento com o seu público (e-mail marketing + mídias sociais)

Nada adianta atrair pessoas para os seus canais de comunicação, se você não desenvolver um relacionamento com elas. A solidez da sua marca só existirá quando o seu público lembrar de você como referência e, aposte em conteúdos de qualidade para isso!

Como fazer?

Após produzir conteúdos adequados à persona, por exemplo conteúdos que esclareçam suas dúvidas e a auxilie na jornada de compra, a sua marca pode distribuí-lo de maneira eficiente. Uma maneira é enviá-los por e-mail ou compartilhá-los nas redes sociais. Assim, você permite que esses canais aproximem a sua marca do seu público permitindo uma maior interação entre eles. Lembre-se sempre de segmentar a base e de personalizar a comunicação para obter melhores resultados.

 

3- Construir credibilidade e autoridade para a marca

Quando sua marca produz conteúdos relevantes sobre um determinado tema, acaba se tornando referência para outros canais e pessoas. Assim, ela se tornará autoridade no assunto e se mostrará confiável – um ótimo caminho para se transformar em autoridade no ramo.

Como fazer?

Ao produzir conteúdo sobre temas relacionados ao seu produto ou serviço, lembre-se que você é um grande entendedor do assunto. Aproveite esse know-how para produzir conteúdos de qualidade, que levem informações de maneira interessante para o seu público. Lembre-se de ter empatia com a persona e clareza em relação às informações apresentadas.

 

4- Ajudar o seu cliente no processo de compra

O Marketing de Conteúdo está profundamente relacionado ao Inbound Marketing. Com ele é possível educar o cliente de maneira eficaz, esclarecendo suas dúvidas e o auxiliando na decisão da compra.

Como fazer?

Tenha muito claramente quem é a sua persona e qual a jornada de compra que ela percorre até “fechar negócio”. Com essa clareza, você consegue mapear conteúdos que sejam interessantes nas diferentes etapas dessa jornada, auxiliando sua persona a evoluir até a decisão da compra. Produza conteúdos para atrair, converter, se relacionar e encantar os cliente sempre.

 

5- Fidelizar o cliente

O sonho de toda empresa é ter clientes que a divulguem positivamente. Já pensou que produzir conteúdos também pode auxiliar nisso? A relação entre a sua marca e o seu cliente não acaba com a compra. Ela pode ser infinita, gerando compras recorrentes ou indicações para novos clientes. O conteúdo é sim um caminho para reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Como fazer?

A sua marca deve ser uma amiga do cliente. A impressão de que “só queria vender” não pode existir. Continue produzindo conteúdos especiais para clientes e faça-o entender que a sua marca se importa de verdade com ele!

Gostou das vantagens de fazer Marketing de Conteúdo? Baixe o Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

guia-definitivo-sobre-marketing-de-conteúdo-footer

Fechar