Como fazer o seu post brilhar no Google: escolha o assunto certo!

Como fazer o seu post brilhar no Google: escolha o assunto certo!

Os planejadores de pautas (analista de planejamento ou planners) entenderão a situação a seguir: mesmo depois de muita pesquisa na internet, as ideias para a produção de conteúdo não surgem. Mas o prazo para a entrega das pautas não espera a sua inspiração. Você leva as mãos à cabeça e diz: “Estou perdido”. Pois é, todos nós já passamos por isso. Mas sabia é possível fazer pautas para o seu post brilhar no Google?

Não pense que esse post é de autoajuda para planners desesperados. Nosso objetivo é dar algumas dicas estratégicas para você nunca mais protagonizar essa cena triste. Preparado?

Por que não seguir a multidão?

Já percebeu que é mais fácil falar sobre temas genéricos? O motivo disso é que encontramos com muita rapidez vários artigos falando sobre esse mesmo assunto. Seria como receber um briefing prontinho, concorda? Daí basta mudar um pouco o corpo do texto e postar o artigo no blog.

Essa atitude pode parecer inteligente e prática, mas não é. Na verdade, você estará “matando” a sua estratégia de inbound marketing, pois o resultado será mais um conteúdo parecido com milhões de outros. Podemos comparar a alguém que joga uma pedra no oceano. É fácil achá-la depois?

É óbvio que certos assuntos, embora muito divulgados, precisam ser abordados. Por exemplo, uma agência de viagens obrigatoriamente terá um post falando sobre dicas para aproveitar as suas férias. No entanto, os planners precisam criar outros conteúdos que brilhem nos sites de busca, ou seja, artigos que se destaquem em meio ao “mar” de posts.

É preciso ser oportunista para fazer o post brilhar no Google?

Sim, os planejadores precisam aproveitar o chamado conteúdo de oportunidade para produzir assuntos que são relevantes e serão facilmente encontrados. Como fazer isso? Sabe aqueles temas que estão sendo discutidos na internet, destacados nos portais de notícias ou viralizado nas redes sociais? É esse tipo de conteúdo que buscamos.

Com essas informações, abre-se um leque de assuntos autênticos, interessantes e atuais. Quer ver um exemplo? Imagine que você está produzindo pautas para artigos do blog de uma empresa especialista em automação virtual. Depois de conferir os assuntos mais falados na internet, você descobriu que as Olimpíadas de Inverno estão no topo dessa lista.

Entendeu a linha de raciocínio? Alguns temas interessantes seriam:

  •       (X) setores que a automação virtual está revolucionando nas Olimpíadas de Inverno! ; ou
  •       (X) Tendências de automação virtual presentes nas Olimpíadas de Inverno.

Pronto! Você elaborará uma pauta interessante e estratégica para os artigos sem fugir do nicho do cliente: a automação virtual. Ao seguir essa linha de produção, lembre-se de manter a autenticidade da linguagem e a personalidade do site da empresa. Fazendo assim, atrairá fãs que seguirão as postagens do blog.

Como descobrir os assuntos do momento?

Bem, o próximo passo é encontrar os temas mais comentados da rede. Certo? Revelaremos agora como seguir esses “rastros” valiosos.

Google Trends

Consultar o Google ainda é a melhor maneira de descobrir as tendências. Com a ferramenta Google trends fica fácil filtrar os assuntos mais pesquisados nas últimas 24 horas. Para isso, basta filtrar os temas por tópicos ou localização.

Além disso, esse recurso mostra a quantidade de notícias postadas diariamente e o nível de interesse das pessoas por assunto. Se quiser segmentar ainda mais, o Google trends fornecer as palavras-chave usadas pelas pessoas para encontrar cada tema.

Social Media Trends

É inegável que as pessoas estão passando cada vez mais horas conectadas às redes sociais. Sendo assim, esses canais de interatividade são verdadeiros “garimpos” cheios de jóias que podem ser coletadas para a produção de conteúdo. Quer saber como encontrar essas preciosidades?

Uma forma é por meio do Buzzsumo que apresenta o número de compartilhamentos de um link nas redes sociais. Outro recurso fantástico é ir à aba “Trending Now” e pesquisar por domínio, encontrando assim os links mais compartilhados do momento.

Outra maneira é pelo Twitter. Faz o seguinte: no canto inferior esquerdo da sua timeline, clique na opção “assuntos do momento”. Feito isso, você descobrirá os temas mais twittados e é possível filtrá-los por localização.

Com as dicas de hoje, você terá um “lugar ao sol” no mundo virtual! Mas fique ligado, esse é apenas o primeiro artigo da série: Como fazer o seu post brilhar no Google! No próximo, falaremos sobre como usar assuntos recorrentes em seus post. Combinado?

 

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