Como fazer seu post brilhar no Google: encontre a melhor palavra-chave!

Como fazer seu post brilhar no Google: encontre a melhor palavra-chave!

Imagine que está em uma importante avenida comercial e quer comprar uma calça nova. Só que a sua grana está curta. Daí, você encontra três lojas que vendem calças, mas a que te chama atenção tem uma placa bem grande dizendo: “Promoção”. Não é necessário falar onde você compraria a calça, não é? Esse é um exemplo de como uma palavra-chave pode atrair a atenção das pessoas.

Mas será que essa mesma técnica funciona no marketing digital? O que fazer para achar termos que levem o seu conteúdo a brilhar no Google? Vamos descobrir!

O que é uma palavra-chave?

Um usuário da internet resolve pesquisar sobre preços de pacotes turísticos para a Europa. Em vez de digitar no site de busca “quero saber preços de pacotes turísticos para a Europa no mês de janeiro”, ele simplesmente escreve “pacotes turísticos para a Europa”. Esse é um exemplo claro de uma palavra-chave ou keyword.

Podemos definir o termo palavra-chave como a forma usada por uma pessoa para descrever suas dúvidas, encontrar respostas e soluções.  Quando conseguimos identificar e utilizar esses termos, criamos uma “ponte” entre o usuário e o conteúdo que produzimos.

Já o Google reconhece essa “ponte” como algo confiável para entregar o que o usuário necessita. Por isso, as keywords são tão disputadas e valorizadas no marketing digital, assim como os bitcoins no mercado financeiro virtual.

Por que é importante investir nelas?

Sem as palavras-chaves, o seu negócio ou blog ficará invisível na internet, afinal a concorrência é muito acirrada nos buscadores. Para se destacar, é preciso ter um pensamento estratégico em vez de escolher alguns termos aleatórios.

Podemos até comparar o uso das palavras-chaves com as técnicas de vendas usadas por profissionais de uma empresa. Normalmente, eles seguem um script que possui argumentos para ajudar o cliente a entender os benefícios de um produto e adquiri-lo. No caso do marketing digital, as palavras-chaves fazem o público-alvo consumir o seu conteúdo.

Sendo assim, é importante entender o que os seus clientes pensam, pelo que procuram e como fazem para encontrar o conteúdo que lhes interessa. Por isso, realize uma pesquisa sobre a sua persona, defina o objetivo da sua estratégia de marketing e analise os seus concorrentes.

Não vamos nos aprofundar nessas etapas do planejamento agora, mas já adianto que falarei sobre elas no próximo artigo de nossa querida série “Como fazer o seu post brilhar no Google”. Combinado?  

Quais são as ferramentas incríveis para encontrar termos ranqueáveis?

Sugiro que você fique bem atento a lista de ferramentas virtuais que darei a seguir. Afinal, elas são o material de trabalho de qualquer profissional eficiente do marketing digital. Está com a caneta ou aplicativo de texto na mão? Então, vamos lá!

Semrush

O Semrush não é o melhor recurso para a exibição de dados sobre o tráfego, a navegação e as palavras-chaves do blog. No entanto, é o ideal para descobrir “para onde os ventos estão soprando”, ou seja, as tendências que você pode seguir para atrair mais visitantes. Embora a versão paga ofereça as funcionalidades que auxiliam um planejamento mais completo, a gratuita também favorece os usuários.

UberSuggest

Acredito ser uma das ferramentas mais práticas para encontrar palavras-chaves. Gratuitamente, a UberSuggest expõe inúmeras sugestões de termos e outras palavras relacionadas. Se tiver uma palavra-chave em mente, é possível verificar o potencial de ranqueamento dela em diversas áreas de pesquisa, como: imagens, notícias e vídeos.

Google Keyword Planner

Caso queira criar campanhas bem direcionadas e efetivas no Google Adwords, o planejador de palavra-chave Google Keyword Planner é o indicado. Por meio dela, consegue-se um diagnóstico preciso da sua estratégia e, se desejar, as informações podem ser exportadas para uma planilha.

Enfim, enquanto há pessoas que caçam tesouros, nós profissionais do marketing digital queremos mesmo é achar boas palavras-chaves. Como está a sua busca por bons termos para otimizar o conteúdo do seu blog? Conta para gente nos comentários!


Fechar