Como fazer seu post brilhar no Google: explore assuntos recorrentes!

Como fazer seu post brilhar no Google: explore assuntos recorrentes!

No primeiro artigo da série: como fazer o seu post brilhar no Google, foi explicado como encontrar temas interessantes e que ranqueiam bem na web. Lembra? Conforme prometido no final do artigo, veremos neste conteúdo como usar um assunto recorrente no marketing digital. Pode parecer estranho, mas é uma das estratégias que mais geram resultados.

Ficou curioso? Quer entender melhor sobre esse recurso do marketing digital? Então, este artigo cumprirá o objetivo pelo qual foi escrito: ajudar você a atrair leitores para o seu blog. Vamos lá!

O que são assuntos recorrentes?

De acordo com o dicionário do Aurélio, o significado da palavra recorrente é “que volta a aparecer, a acontecer, a ser feito.” Então, assuntos ou temas recorrentes são aqueles que sempre voltam a serem discutidos ou escritos na internet e em outros meios de comunicação.

Por exemplo, anualmente, principalmente no segundo semestre, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aparece nas páginas virtuais e em diversos tipos de mídias. Podemos citar também o Campeonato Brasileiro e a Black Friday. Esses assuntos não só ressurgem como também são extremamente procurados pelos usuários da internet.

No caso da Black Friday, ao analisarmos uma pesquisa feita pelo Google Trends, notaremos que entre 19-25 de novembro de 2017, o volume de buscas por essa palavra cresceu exponencialmente, seguida de uma queda drástica e, como que renascendo das cinzas, tornou a elevar-se a partir de 10 de novembro de 2018.

Aí está a prova de que conteúdos recorrentes são um meio para alcançar uma grande audiência em pouco tempo. É claro que essa “maré” agitada é a oportunidade que muitos esperam para chamarem a atenção do seu público-alvo. Sendo assim, haverá concorrência, mas é possível se destacar com algumas atitudes inteligentes e bem estudadas.

Como usá-los na estratégia de marketing digital?

Escolha temas compatíveis

A melhor maneira de incluir assuntos recorrentes no marketing digital é uni-los a identidade do seu blog ou da sua marca. Para que haja esse alinhamento, o tema precisa “conversar” com a proposta do seu tipo de conteúdo. Do contrário, você tirará do “trilho” o direcionamento das postagens e matará a sua estratégia de produção.

Imagine um blog sobre saúde. Consegue pensar em assuntos dessa área que aparecem nas mídias sociais todo ano? Podemos citar: Outubro Rosa e as campanhas de vacinação. Com certeza, produzir artigos na época em quê esses temas estão em alta fomentará a visibilidade do blog.  Porém, não seria nem um pouco sensato escrever textos, por exemplo, sobre a cotação do dólar. Embora seja um assunto recorrente não tem nada a ver com a linha editorial do blog.

Diversifique o formato do conteúdo

Dependendo do assunto que escolher, é importante pensar em um formato de conteúdo que seja atraente. Digamos que um blog de educação queira falar sobre o ENEM. Embora um artigo seja essencial, é possível também usar o stories do Instagram para dar maior visibilidade a postagem.

Pense em como seria interessante produzir fotos e vídeos que mostrem o dia a dia de estudantes que estão se preparando para essa prova. Esse conteúdo pode incluir dicas práticas, sugestões de material educativo ou exercícios mentais e físicos que ajudam a melhorar o rendimento no dia do ENEM.

Use a palavra-chave correta

Agora pense em algo muito importante: como encontrar a palavra-chave que destacará o seu conteúdo dos outros milhões que invadirão a web com o mesmo tema recorrente? Utilize variações que tenham uma concorrência menor.

Voltando ao exemplo do blog sobre saúde, em vez de inserir no texto a palavra-chave “Outubro Rosa” (de altíssima concorrência), poderá escolher “Outubro Rosa campanha”. Desse modo, uma opção de tema para o artigo seria: “Outubro Rosa: campanha que preserva vidas!”.

Já que estamos falando de palavra-chave, vou aproveitar para dizer que o próximo artigo da série: “Como fazer o seu post brilhar no Google” será dedicado a essas “palavrinhas de ouro” do mundo virtual. Não perca!

Em fim, estamos em uma época do ano em que vários assuntos mostrarão novamente as suas “caras” nas páginas do Google. Sabendo aproveitar esses temas, sua campanha de marketing digital decolará!  

E aí? Gostou do conteúdo? Queremos saber a sua opinião e as estratégias que usa no seu marketing digital. Deixe o seu comentário no post!

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