Inbound Marketing x Outbound Marketing: Quais as diferenças?

Inbound Marketing x Outbound Marketing: Quais as diferenças?

Com o avanço da tecnologia e da Internet, vimos novas formas de vender surgindo. Antigamente se você quisesse anunciar seu negócio, deveria contratar uma emissora de TV, Rádio ou fazer um panfleto e distribuir pela cidade. Hoje você pode anunciar nas mídias sociais, criar um site ou ecommerce, mandar email marketing e por aí vai.

Com essa mudança, o Inbound Marketing – uma maneira menos intrusiva e mais empática de se relacionar com seu público – ganhou forças e vêm conquistando novos adeptos todos os dias. Porém não podemos desprezar o Outbound Marketing, que é uma forma mais invasiva de se chegar até seu cliente.

No artigo de hoje falaremos sobre algumas diferenças entre essas duas metodologias e explicaremos porque você deve usar as duas. Confira!

Forma de comunicar

O impacto que o consumidor tem com a mensagem do marketing é a principal diferença entre as duas. Enquanto no Inbound Marketing você deve trabalhar conteúdos e materiais para atrair seu potencial cliente e prepará-lo para a hora da compra, no Outbound Marketing a ideia é ir atrás do cliente e oferecer seus serviços ou produtos, gerando um contato amplo e em massa permitindo que um grande público seja atingido pelas suas ações.

Modelo de comunicação

Pela essência da metodologia, o Inbound Marketing adota uma via de mão dupla na hora de conversar com seu público. Como o foco é atrair um público qualificado para seu negócio, todo o planejamento do Inbound é feito com base na construção de persona, jornada de compra, palavras-chave essenciais para o negócio, a fim de construir conteúdo relevante que atinja e atraia as pessoas ideais para seu negócio. Então, para que você consiga construir essa estratégia de maneira eficiente, é necessário estar atento às mudanças do mercado e, principalmente, ao que seu cliente tem a dizer, pois é ele quem falará suas dúvidas, incertezas e opiniões sobre seu negócio.

O Outbound Marketing também ouve seu público para criar uma ação, porém a forma como ela é criada parte muito mais da visão de quem está estruturando-a do que a do cliente. Por ser distribuída em massa, não é possível mensurar e captar feedbacks da maioria dos impactados por tal campanha.

Custos e ROI

O Inbound Marketing pode ser considerado mais barato em relação ao Outbond Marketing. Dependendo da sua área de atuação e a forma de mídia que você procura no Outbound, o investimento poderá aumentar ou diminuir, enquanto no Inbound as ações são precificadas pela quantidade e tamanho dos conteúdos. Porém deve-se considerar o tempo médio do ciclo de vendas e o ROI (Retorno sobre o Investimento) na hora de decidir onde investir.

Pode-se afirmar que no Inbound, o ROI é mais interessante, porém ele só vem no médio e longo prazo. Então tenha em mente que seu blog pode não gerar receita logo nos primeiros meses. Por isso foque em produzir conteúdos continuamente, sempre buscando sua otimização nos motores de busca e, consequentemente, melhores posições no ranking.

Além disso, no Outbound, se você “corta” investimentos em mídia, você simplesmente desaparece, enquanto no Inbound, seus conteúdos ficam na Internet e podem ser acessados a qualquer momento.

Mensuração de resultados

Por ser em sua maioria feita na Internet, as ações de Inbound Marketing são mais mensuráveis que as de Outbound. Você consegue acompanhar cliques, taxas de conversão, conversão de leads, qual o valor investido por cliente em mídias digitais, etc.

No Outbound essa mensuração é demorada, cara e talvez não consiga refletir 100% da realidade, já que os meios de comunicação Outbound mais utilizados atingem um público em massa e sem uma conexão direta com o canal – em uma campanha na TV você consegue saber qual foi o alcance e a região das pessoas impactadas, mas não consegue saber se eram mais homens ou mulheres, idades, gostos, opiniões, etc.

Qual dos dois é melhor para o meu negócio?

Apesar de todas as diferenças existentes entre as duas metodologias, é possível sim mesclar as técnicas de Inbound e Outbound Marketing. Você pode captar leads com o Outbound Marketing e fazer a primeira abordagem. Caso não haja prosseguimento da vendas, você pode deixá-lo na sua base de leads e nutri-los com emails marketing periódicos com assuntos que o interessem, até que ele esteja no momento de compra e seja abordado novamente.

Há uma infinidade de estratégias que podem ser unidas e serem vantajosas para seu negócio. Escolha com calma quais são mais efetivas para você, com base no seu público e seu mercado de atuação.

Ficou interessado em aplicar o Inbound Marketing no seu negócio? Baixe nosso eBook e saiba tudo sobre o assunto.

Guia-sobre-Inbound-Marketing-um-passo-em-direcao-a-vantagem-competitiva-postspot-cta-724x183

Fechar