Instituições de ensino: como usar o inbound marketing para captar novos alunos?

Instituições de ensino: como usar o inbound marketing para captar novos alunos?

Os desafios enfrentados pelas instituições de ensino para captar novos alunos crescem cada vez mais. Mas, para ajudar nessa empreitada, já existem soluções como o Inbound Marketing. Descubra mais sobre ele a seguir.

O setor educacional é um segmento altamente competitivo. Nos últimos anos, houve um aumento no número de instituições nos diversos níveis da educação no país, também incentivado pelo crescimento da educação a distância. E, aliada a isso, há a questão da crise recente que faz com que pais e estudantes sejam ainda mais criteriosos com suas decisões. Nesse cenário, captar novos alunos tornou-se um desafio ainda maior para as IEs.

No entanto, há algumas boas práticas e novas metodologias de marketing que podem contribuir significativamente com essa empreitada. Entre elas, destaca-se o Inbound Marketing, como veremos a seguir.

O que é Inbound Marketing para instituições de ensino?

O Inbound Marketing também é conhecido por outras denominações, como marketing de entrada ou marketing de atração. Trata-se de uma metodologia inovadora que faz com que o cliente voluntariamente procure por sua IE – fazendo uso de sites de busca, como o Google, ou das redes sociais, por exemplo.

Atualmente, mais de 90% dos processos de decisão de compra iniciam-se com buscas online. Nesse contexto, o Inbound Marketing torna-se crucial para captar novos alunos. Essa metodologia consiste em ações para atrair, converter, fechar negócio e encantar seu público de interesse. E essa é uma boa prática que já apresenta resultados comprovados: o Inbound Markerting gera 54% mais oportunidades de fechamento de negócio do que o marketing tradicional e sua média de retorno sobre o investimento é de impressionantes 275%.

De forma ampla, o Inbound Marketing está relacionado à criação de conteúdo relevante, com objetivos bem definidos e em diferentes formatos, como posts para blogs, vídeos, podcasts, entre outros, sendo, portanto, o Marketing de Conteúdo seu alicerce principal.

O Inbound Marketing para IEs, portanto, abrange sobretudo a criação de conteúdos e estratégias relevantes para uma instituição de ensino captar novos alunos e mantê-los engajados.

Vantagens do Inbound Marketing para IEs

Como já deu para perceber, o Inbound Marketing apresenta um ótimo potencial de gerar benefícios para as IEs. Entre eles, podemos destacar:

  • Fortalecer o nome da instituição.
  • Aumentar a credibilidade da IE.
  • Desenvolver autoridade na internet.
  • Captar novos alunos.
  • Gerar melhor custo-benefício para os investimentos em captação e retenção de alunos.

De acordo com a Pesquisa TechTrends: Benchmarks de Ferramentas para Instituições de Ensino, 40% das IEs participantes que investem em estratégias de Marketing Digital já perceberam um incremento considerável em seus resultados.

Ainda, de acordo com a pesquisa EduTrends 2016, entre as instituições que adotam esse tipo de estratégia,  a satisfação é maior com os resultados trazidos pelo Marketing Digital do que com o marketing tradicional – 69,3% contra 82,4%.

Estratégias de Inbound para captar novos alunos

1. Tudo começa com a sua persona

A persona é um perfil semificcional de seu cliente ideal. Ele deve trazer informações bastante completas sobre seu público de interesse.

Entre essas informações, é fundamental constar:

  • Objetivos da persona.
  • Problemas enfrentados por ela.
  • Como ela busca informações para resolver seu problema.
  • Seus interesses.
  • Como a sua IE pode ajudá-la.

Veja, a seguir, um exemplo de persona:

Juliana tem 20 anos e mora na Vila Mariana, em São Paulo. Ela está em busca de um curso de graduação a fim de conseguir uma promoção ou uma proposta melhor de trabalho. Ela estuda para o vestibular consultando vídeos no YouTube e sites na internet de preparação para o concurso. Ela está um pouco ansiosa, pois ainda não tem certeza de que formação ou faculdade procurar… 

Perceba que esse tipo de perfil é mais amplo do que o utilizado pelo marketing tradicional, que estava mais focado em dados demográficos. Nesse exemplo, é possível também identificar os diversos problemas – ou dores – da persona. É para ajudá-la a resolvê-los que sua estratégia de Inbound Marketing deve ser planejada.

Ainda, é possível identificar onde sua IE deve estar para ser encontrada por esse perfil de público: no YouTube e em sites de preparação para o vestibular (nesse exemplo em específico).

A partir daí, você poderá definir os canais e os formatos de conteúdos a serem utilizados para captar novos alunos com muito mais assertividade.

2. Para captar novos alunos, produza conteúdos segmentados e relevantes

Depois de conhecer sua persona, sua IE poderá começar a produzir conteúdos relevantes para atrai-la.

Entre as opções de formatos de conteúdos disponíveis, estão:

  • Vídeos: o vídeo é um dos formatos de maior sucesso atualmente e uma das grandes tendências de Marketing de Conteúdo.
  • Blog posts:blog é um canal fundamental para todas as etapas de uma estratégia de Inbound Marketing. Por meio dele, sua instituição poderá criar posts apresentando seus cursos, a rotina dos profissionais formados em determinada área, etc.
  • Infográficos: o infográfico é um recurso bastante utilizado para divulgar sobretudo dados, pesquisas, listagens – por exemplo, você poderá criar um infográfico com os 10 motivos para estudar em sua IE.
  • ebooks: o ebook é um formato utilizado para divulgar conteúdos mais aprofundados. Você poderá, por exemplo, fazer guias de profissões utilizando esse recurso.

3. Faça com que seu conteúdo seja encontrado

É importante ter em mente que não basta apenas criar conteúdos incríveis em sua estratégia de Inbound Marketing – eles precisam ser facilmente encontrados por sua persona!

E, para isso, utilizar técnicas de SEO (Searching Engine Optimization, em português Otimização para Mecanismos de Buscas) é essencial. Essas técnicas, basicamente, são utilizadas para que seu conteúdo apareça com uma boa colocação nos sites de busca como o Google.

Essa atividade mostra-se ainda mais importante quando se sabe que, conforme dados, 55% do tráfego de sites brasileiros é gerado pelo Google e por outras ferramentas de busca. Dessa forma, para captar novos alunos, é crucial buscar um bom posicionamento para dar mais visibilidade para seu conteúdo sempre que sua persona precisar dele.

4. Utilize ferramentas de automação para ter escalabilidade ao captar novos alunos

Outra ação importante é investir em recursos de automação de marketing para que sua estratégia seja escalável. Com isso, atividades manuais serão reduzidas e os processos agilizados, além de ganharem maior precisão, permitindo que suas ações atinjam mais e mais pessoas sem nada se perder nesse processo.

E então, pronto para começar a utilizar o Inbound Marketing para captar novos alunos para a sua instituição de ensino? Para conferir outras dicas para gerar resultados, baixe gratuitamente nosso Guia Definitivo sobre Marketing de Conteúdo.

guia-definitivo-sobre-marketing-de-conteúdo-footer

Fechar