O que aprendi sobre sucesso do cliente trabalhando em casamentos

O que aprendi sobre sucesso do cliente trabalhando em casamentos

Eu sempre gostei de trabalhar com eventos. A energia, o caos organizado, aquele frio na barriga antes de começar, o corre-corre e a alegria no final de ver que um projeto saiu do papel e todos saíram satisfeitos sempre me fascinou.

Recentemente comecei a ajudar a Dani Costa com cerimonial de casamentos. Apesar de nunca ter trabalhado com esse tipo de evento, topei na hora e já fiquei na expectativa de como seria minha atuação. Passaram-se alguns meses, alguns casamentos e cá estou para dividir alguns insights onde relaciono o casamento com o meu trabalho como analista de sucesso do cliente aqui na PostSpot. Vamos lá?

Seja organizado

Quando você é convidado para um casamento, nem imagina o trabalho todo que vem antes de tudo acontecer. São checklists, conferência de materiais, fornecedores, espaço, festa, etc, ensaios, orientações para os padrinhos, noivos. Tudo isso é feito para que na hora que a primeira música começa a tocar, nada saia errado e ninguém fique perdido no processo.

Como analista de sucesso do cliente é assim também. É necessário que esse profissional seja organizado, saiba lidar com um grande volume de dados, tenha habilidade para extrair informações valiosas para a estratégia a partir de gráficos, linhas, etc. Ele também deve saber organizar sua rotina, para que não fique a maior parte do dia respondendo emails e esquecendo do principal: garantir o sucesso do cliente com a solução oferecida pela empresa.

Tenha em mente que imprevistos acontecem

Apesar de toda organização, sempre nos resguardamos porque sabemos que um imprevisto pode acontecer: Fornecedor que não cumpre o prometido (e você só fica sabendo há meia hora do casamento), padrinho que atrasa, daminha que chora e não entra na hora que precisa, músicos que esquecem de tocar na hora certa. Quando algo assim acontece, entrar em pânico é a última opção. Você deve manter a calma e fazer o que está ao seu alcance para sanar aquele problema, se mesmo assim não acontecer da forma que era esperado, paciência.

Na minha rotina como CS, imprevistos também acontecem toda semana. Trabalhar a inteligência emocional para não perder o controle da situação é essencial para garantir o sucesso do cliente mesmo com os problemas do dia-a-dia. Saber trabalhar com o que tem em mãos te livra de muita frustração e também te faz ser mais criativo (e muito!).

Se envolva na história

O casamento é um marco super importante na vida dos noivos e de seus familiares. Mesmo sendo pago para trabalhar, você se sente parte daquela história, se envolve com as pessoas que ali estão e entra no clima do dia, pois você sabe sobre a história do casal, sabe quem é sua família e até mesmo intimidades dos dois. Isso é super importante porque os noivos te veem como “anjos” que fazem acontecer aquele momento tão especial para eles, então estar presente de corpo e alma ali faz toda a diferença para que tudo saia bem.

Na PostSpot tentamos nos aprofundar na história dos nossos clientes em nossas reuniões, cafés, conversas informais. Tudo isso, pois nessas horas conseguimos extrair insights que podem ajudar na estratégia, enxergamos além do briefing e, principalmente, conquistamos a confiança deles. Nosso objetivo é ir além do status de um fornecedor, queremos ser vistos como parceiros de negócio. Quando o cliente te vê dessa forma, a taxa de cancelamento do serviço é menor, pois ele não te enxerga como um custo, mas como um investimento essencial para o negócio.

Foque no sucesso do cliente

Em todos os casamentos, nosso foco é: dar tranquilidade aos noivos, deixá-los encantados com o seu dia, ter convidados que na hora que saem da festa nos digam “Parabéns. Estava tudo lindo”. Isso se destrincha em várias ações – definidas com antecedência – que são executadas por diversas pessoas; por isso é super importante estar atento para que tudo saia conforme o planejado e que os objetivo sejam alcançados.

Toda estratégia de marketing de conteúdo aqui na PostSpot é criada e executada com base em objetivos. As primeiras conversas são onde o cliente e nós definimos qual é o foco da empresa com tal estratégia, qual é o papel de cada um no projeto e quais indicadores serão acompanhados ao decorrer do tempo.

Com tudo isso definido, mantenha seus olhos nos objetivos e resultados e foque em estudar e aprender novas formas de entregar sucesso ao seu cliente.

Espero que tenha gostado do conteúdo. E aí, você já se viu nessas situações? Conta pra mim nos comentários e terei maior prazer em bater um papo. Até a próxima!

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