O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de as empresas estarem inseridas no mundo da internet, não é mesmo? Mas já parou para pensar o que é Marketing Digital, de fato?

A verdade é que essa metodologia mostra-se cada vez mais fundamental para as empresas – e não estamos falando apenas de negócios virtuais, como o e-commerce, mas de todos os segmentos e tamanhos de empresas.

Quer saber o que é Marketing Digital e o que ele tem a ver com o sucesso de seu negócio? Continue lendo e descubra a seguir!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é uma extensão e uma evolução do marketing tradicional, usado anteriormente, só que com as técnicas, plataformas e estratégias utilizadas na internet. Engana-se quem pensa que essa é uma novidade no mundo corporativo – o Marketing Digital surgiu na década de 1990 junto com os primeiros softwares de gestão de dados digitais. Depois disso, o investimento passou a ser muito maior referente à criação e venda de sistemas para aprimorar o contato das empresas com seus funcionários e clientes, por meio do ambiente digital.

Mas foi nos anos 2000 que as coisas realmente mudaram e aconteceu um marco significativo na história do marketing. Foi nesse período que a internet se popularizou e ganhou tantos usuários. Nessa mesma época, o Google ganhou ainda mais repercussão e passou a comandar todas as buscas. Desde então, a internet transformou o modo como as pessoas se relacionam e compram produtos e serviços e, inclusive, a interação entre empresa e cliente.

Resumidamente, Marketing Digital é um conjunto de ações e informações realizadas nas plataformas digitais com intuito de promover a sua empresa e seus produtos/serviços, fazendo com que seus clientes e leads conheçam a sua empresa, confiem nela e passem a fazer negócios com você.

Como colocar o Marketing Digital em prática?

Agora que você já sabe como surgiu e o que é Marketing Digital, é hora de começar a colocá-lo em prática em sua empresa. Para isso, é importante conhecer algumas das suas principais modalidades, canais e estratégias.

Marketing de Conteúdo

Criar conteúdo relevante e de qualidade é uma das principais diretrizes do Marketing Digital. Ao produzir conteúdo, é muito mais fácil atrair leads e convertê-los em clientes de maneira mais simples e assertiva. Para ser ainda mais preciso, é necessário entender a jornada de compras do seu cliente e desenvolver conteúdos para cada uma dessas etapas, oferecendo sempre as melhores soluções.

Estude a sua persona e crie conteúdos personalizados que possam ser vinculados em diferentes meios, o importante é avaliar onde o seu cliente busca informações – blog, redes sociais, site – e quais são os temas (voltados às resoluções das dores do cliente) e a linguagem mais adequada para seus conteúdos.

Redes sociais

As redes sociais são cada vez mais fundamentais para o sucesso das empresas. Isso porque as marcas devem ir até onde seu público está – e, hoje, esse lugar são as redes sociais!

Além da adesão de um grande número de pessoas, as redes sociais são ótimas formas para entender o seu público, gostos, dores e, consequentemente, apresentar as melhores soluções.

Também são uma ótima forma de atrair tráfego para o seu site ou blog e criar interação com seus seguidores. De acordo com uma pesquisa realiza pela Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais.

É importante lembrar de que, uma vez criados, os seus perfis e páginas nas redes sociais precisam sempre estar atualizadas de acordo com o seu negócio e com os interesses do seu público.

E-mail marketing

e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas e mais eficientes do meio digital. Refere-se ao envio direto de uma mensagem comercial para um grupo de pessoas por meio de um e-mail personalizado.

Seus e-mails podem ser informativos, contendo notícia em primeira mão, divulgação de evento ou ação específica; e-mails de nutrição, que influenciam o leitor a tomar uma ação específica no seu site ou blog; e-mails educacionais, aqueles focados em resolver problemas ou esclarecer dúvidas; e-mails transacionais que têm como foco a conversão do usuário em um cliente; e, por fim, a newsletter, que é um e-mail com periodicidade definida, parecido com um jornal online, com informações ricas e relevantes.

SEO

Não da para falar de Marketing Digital sem falar em SEO – é o que chamamos de otimização para mecanismos de busca, do inglês, Search Engine Optimization. Para aparecer nas primeiras posições dos buscadores, é preciso provar que a sua empresa oferece uma boa experiência e conteúdos relevantes para o cliente.

Para isso, além de bons conteúdos, é preciso trabalhar bem as palavras-chave, criar links internos e externos em seu site, manter o seu site institucional rápido e fácil para navegação, entre outras boas práticas.

Principais vantagens do Marketing Digital

1. Interatividade

O jeito de comprar do consumidor mudou, hoje a experiência de compra é muito mais importante do que o produto em si. Por isso, cada vez mais é preciso se importar em propor uma conversa que não seja mais unilateral – com os canais do Marketing Digital, o cliente ganha voz e vez.

2. Análise de resultados

Suposições e achismos já não são mais aceitos, é preciso entender o quanto uma ação deu ou não certo e qual foi o motivo.

Com o Marketing Digital, é possível mensurar absolutamente tudo. Assim é possível identificar rapidamente as falhas e acertos, corrigindo o que precisa ser melhorado e replicando e aperfeiçoando o que está dando certo.

3. Mais oportunidade

Com a internet, não há limites nem distância, é possível interagir e comercializar produtos com quem está do outro lado do mundo.

4. Direcionamento

Falar com o maior número de pessoas possível é muito bom para uma empresa, mas falar com as pessoas certas é ainda mais importante. Isso significa conversar com aqueles que realmente têm interesse nos seus produtos e serviços.

Com isso, além de economizar dinheiro, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Gostou das nossas dicas e quer coloca-las em prática? Que tal começar pelo e-mail marketing? Confira neste artigo o passo a passo para esta jornada de sucesso!

 

Marketing-digital-passo-a-passo-completo-para-iniciantes-postspot-cta-724x183

Fechar