Redator Freelancer: por que você deve estar em uma plataforma de conteúdo?

Redator Freelancer: por que você deve estar em uma plataforma de conteúdo?

A vida de freelancer é cheia de desafios. Conheça as vantagens de estar em uma plataforma de conteúdo e como ela pode te ajudar nas barreiras do dia a dia.

Poder trabalhar de casa, sem ter que enfrentar o estresse do trânsito, levar uma vida mais saudável e conseguir conciliar viagens e rotina de trabalho: essa é a vida dos sonhos para muitas pessoas. Para isso, elas buscam trabalhos como freelancer, possibilidade que tranquilamente permite conquistar esse novo modelo de vida.

Mas quem se aventura no mundo dos freelancers sabe que além dessas muitas vantagens, a rotina inclui grandes desafios. O que muitos não sabem é que quando você está em uma plataforma de conteúdo parte desses desafios podem ser encarados com mais tranquilidade.

Confira agora como uma plataforma de conteúdo pode ajudar a sua vida de freela.

 

Vida com liberdade e muita responsabilidade

No mercado de freelancer, você vai encontrar muita liberdade para fazer o que você gosta, escolher os seus horários, criar a sua própria rotina e até escolher os trabalhos que deseja atuar. Mas para tudo isso fluir bem, não é segredo que você precisa ter disciplina e muita responsabilidade. As entregas dependem de você, então os prazos e a qualidade do seu trabalho são de sua total responsabilidade.

Além disso, para ter um fluxo legal de trabalho você precisa constantemente buscar novos jobs. E você pode conquistar os seus próprios clientes através de networking, trabalhar para agências de comunicação ou trabalhar diretamente com as plataformas de conteúdo.

O texto de hoje, apresenta as vantagens de trabalhar diretamente com plataformas de conteúdo. Confira:

 

Volume de trabalho constante

Uma obviedade: para levar a vida de freelancer, é necessário que haja demanda de trabalho. E quem vive de freela logo se acostuma em estar sempre sondando novos trabalhos. Seja com amigos, parceiros de projetos, grupos nas redes sociais.. parte da rotina já é destinada a busca por novos trabalhos. Entretanto, quando você presta serviços para uma plataforma de conteúdo, encontrar novas oportunidades de trabalho parece ser bem mais fácil – muitas vezes são elas que te encontram.

Ao estar em uma plataforma de conteúdo, você recebe novos trabalhos com mais frequência, afinal só de você estar lá já demonstra que está interessado, disponível e no lugar certo para novos trabalhos. Assim, muitas vezes você  pode ser convidado para ingressar em novos projetos.

A partir desses primeiros convites, começa um ciclo virtuoso: quanto mais projetos você pega, maior e mais diversificado fica o seu portfólio. Se a gente pensar que o seu portfólio é a sua vitrine, você conseguirá mostrar a sua experiência e atrair ainda mais novos projetos!

Além de chegarem novos projetos constantemente, algumas plataformas de conteúdo, deixam o profissional fixo por projeto. Assim, eles conseguem organizar seu tempo e sua vida financeira com mais tranquilidade.

Outro ponto positivo relacionado às demandas de trabalho é que a plataforma permite você se conectar com outras pessoas, aumentando o seu networking e rendendo boas indicações. Você indica pessoas para outros trabalhos e ao mesmo tempo pode ser indicado – basta ser um bom profissional que seus colegas lembrarão de você na hora de passar novos jobs!

 

Não ter contato com diferentes clientes

Poder lidar com diferentes clientes é muito bom, o profissional aprende sobre várias áreas e relaciona com diferentes pessoas. Mas na prática, o dia a dia do freelancer é muito corrido, e para que o atendimento aconteça bem, é preciso muita dedicação e tempo.

E quem trabalha como freelancer sabe a veracidade da frase “Tempo é dinheiro!”, afinal quanto mais ele produzir, mais ele vai receber. Pensando nessa questão, deixar o atendimento para outra pessoa fazer é mais que o ideal.

Em uma plataforma de conteúdo, isso acontece. Os clientes são atendidos por outras pessoas da equipe, enquanto o freelancer se preocupa apenas com a entrega do que lhe foi solicitado. É uma facilidade grande na rotina e a possibilidade de ganhar mais tempo e dinheiro.


Estratégia bem definida

As plataformas de conteúdo não conectam diretamente os clientes e os prestadores de serviços. Isso acontece para que haja uma curadoria do conteúdo e maior qualidade em todo o processo. O acompanhamento é feito de perto por diferentes pessoas, com diferentes olhares.

Para que todo o processo flua bem, é necessário que todos estejam alinhados com os objetivos do trabalho. Assim, as plataformas de conteúdo precisam passar briefings claros para os seus freelancers – é a única maneira de garantir a qualidade de suas entregas.

É necessário que haja a preocupação em passar uma estratégia bem definida sobre o projeto para todo o time. As informações passadas aos freelancers devem ser completas e uma boa estratégia de marketing digital é formada pelos seguintes elementos:

 

    • Informações sobre a empresa: qual o segmento que a empresa atua, quais são os desafios encontrados por ela, quais são os objetivos da empresa, quem são os principais concorrentes, etc;
    • Persona: é fundamental saber para quem é o conteúdo que está sendo entregue e a persona precisa ser bem estruturada para haja esse sucesso; 
    • Jornada de compra: cada conteúdo precisa estar adequado a jornada de compra daquele projeto. O objetivo dos conteúdos é de auxiliar o lead a avançar na jornada de compra e conquistar o objetivo da empresa; 
    • Pauta estruturada: uma clara explicação sobre os conteúdos que serão entregues é importantíssima para que o resultado seja o mais próximo possível do esperado. Um briefing estruturado, referências ricas e todos os detalhes bem explicados fazem toda a diferença!

 

Segurança financeira

Uma das maiores chateações dos freelancers é quando a tão esperada remuneração não chega. Administrar a vida financeira é um desafio grande, mas quando você precisa captar recursos de diferentes clientes, em diferentes datas e periodicidades esse desafio fica maior ainda.

Quando você presta serviços para uma plataforma de conteúdo, esse ponto fica bem mais tranquilo. Geralmente, as plataformas de conteúdo fazem o repasse mensalmente de todo a sua produção do período anterior – independente se você atendeu 01 ou 10 clientes.

Todos os projetos que os freelancers ingressam, já o fazem sabendo quanto irão receber pelo trabalho. Aí está mais um ponto positivo: a previsibilidade financeira. O freelancer  consegue mensurar quanto e quando aquele projeto vai render e ficar mais tranquilo para organizar as contas, fazer uma compra extra ou até mesmo tirar do papel aquela tão sonhada viagem.

Outra vantagem relacionada à segurança financeira é que as plataformas de conteúdo fazem a ponte entre as empresas e os freelancers, ou seja, mesmo em caso de inadimplência do cliente o freela recebe normalmente pelo serviço produzido. Vamos combinar: isso é uma maravilha!

 

Preocupação com a qualificação do profissional

Tudo isso apresentado até agora já é bom, não é verdade? Agora pensa que você, estando em uma plataforma de conteúdo, estará entre os melhores profissionais do seu mercado? Pois é, as plataformas de conteúdo necessitam de profissionais bem capacitados para atender às suas mais variadas demandas e dedicam muito para apoiar o crescimento desses profissionais.

Nesse sentido, elas se preocupam em educar os profissionais, oferecendo feedbacks claros dentro dos projetos, produzindo blog posts, vídeos, infográficos e eBooks com temas que auxiliem o cotidiano do profissional, inclusive com as últimas tendências do mercado.

Outro ponto relacionado à qualificação profissional dos freelancers que atuam em plataformas de conteúdo é a exigência de certificações relacionadas ao universo do marketing digital. A PostSpot, por exemplo, exige a certificação de Inbound Marketing da Hubspot. Esse fato faz com que o redator se especialize e ganhe destaque no mercado de maneira geral.

Gostou de entender as vantagens de ser freelancer em uma plataforma de conteúdo e quer fazer parte desse universo? Cadastre-se como freelancer na PostSpot!

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