O que é a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica é uma dieta extremamente rica em gordura, adequada em proteínas e extremamente pobre em carboidratos. Na ausência de carboidratos, o corpo sofre cetose. O corpo usará cetonas de gorduras para obter energia, em vez de glicose, que é decomposta a partir de carboidratos.

 

A dieta cetogênica padrão envolve consumir entre 20 e 50 gramas de carboidratos líquidos por dia, com fontes moderadas de proteína e alta ingestão de gordura. Envolve consumir 5-10% de suas calorias provenientes de fontes de carboidratos, 20-25% de proteínas e 70-80% de suas calorias provenientes de gordura.

 

Ao contrário da maioria das outras dietas da moda, a dieta cetônica é uma dieta terapêutica. A produção moderada de corpos cetônicos mostrou benefícios em alguns estados de doença. A dieta cetogênica é prescrita para alguns pacientes com epilepsia para reduzir os sintomas e a medicação. Quando esta dieta é recomendada a pacientes com epilepsia, eles são monitorados com muito cuidado por médicos e nutricionistas, não seguindo os conselhos de celebridades ou redes sociais. Hoje, a Dieta Cetogênica está sendo pesquisada por sua capacidade de ajudar no plano de tratamento de certos tipos de câncer.

 

Como a maioria das dietas da moda, a dieta cetogênica é extremamente restritiva. Envolve essencialmente a eliminação de um dos três macronutrientes. Os alimentos eliminados na dieta cetogênica incluem legumes, grãos, a maioria das frutas, vegetais ricos em amido e álcool. Portanto, esta dieta é extremamente difícil de seguir e muito cara. Isso pode resultar no início da dieta e no abandono da dieta devido à dificuldade de segui-la. Portanto, a recuperação rápida do peso pode ocorrer, resultando em uma dieta ioiô. As pessoas que experimentaram a dieta cetogênica e pararam podem sentir como se tivessem falhado quando, na realidade, foi a natureza extremamente restritiva da dieta que falhou.

 

A pesquisa mostra o que é dieta cetogenica e como ela pode ter efeitos negativos na função renal causados por uma grande quantidade de nitrogênio de fontes animais que precisa ser excretado.

 

No curto prazo, a cetose pode fazer com que algumas pessoas sintam prisão de ventre, náuseas, fadiga e dores de cabeça. A dieta cetogênica também pode causar deficiências de minerais e vitaminas.

 

A maioria das pessoas pode seguir uma dieta cetogênica sem entrar em cetoacidose. No entanto, a pesquisa também mostra evidências de casos de cetoacidose induzindo a dieta cetogênica. O acúmulo de cetonas pode causar um desequilíbrio que leva à produção excessiva de ácido e pode alterar o pH do corpo. O pH do corpo humano é regulado com muito cuidado e as flutuações no seu pH podem ser extremamente prejudiciais. Há evidências de que uma combinação de jejum, dietas com baixo teor de carboidratos e consumo de álcool pode colocar seu corpo em estado de cetoacidose. A cetoacidose é uma condição com risco de vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *